Pages

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Resultados – 23/11/2013

 

Carteira do Trimestre Set/Out/Nov de 2013 – Resultados de 01/09/2013 a 23/11/2013


Penúltima semana do trimestre, mais uma vez, uma semana de quatro dias, cortada por um feriado bem no meio. A nossa 6ª Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO vai aproximando-se do fim e, felizmente, tudo indica que voltaremos a bater nossa meta de superar o índice Ibovespa. Nesta semana tivemos queda nas duas composições, no entanto, ela foi 0,32 ponto percentual mais branda com nossa Carteira GRIFO que caiu 0,89%, enquanto o nosso índice de referência perdeu 1,22%.

Com mais essa semana, acumulamos uma diferença de 5,5 p.p. de vantagem sobre o Ibovespa, portanto, considero muito improvável que não consigamos bater nosso índice de referência neste trimestre. No acumulado desde o início de setembro/13, o Ibovespa apresenta alta de 5,6%, enquanto a Carteira Trimestral Recomendada atinge 11,0% de valorização.

Essa semana foi muito problemática para as empresas do Setor Financeiro, com quatro dos cinco bancos que temos em nossa carteira apresentando desvalorização. O mercado mostrou-se amedrontado com a proximidade do julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) que trata de indenizações a poupadores da caderneta de poupança que se dizem prejudicados nas viradas dos planos de estabilização Bresser (1987), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991). A conta pode chegar a R$ 150 bilhões, o que seria devastador para o Setor. O Portal InfoMoney trouxe um apontamento com o impacto para cada banco no caso de uma decisão do STF desfavorável a estes, onde podemos ver que o Banco do Brasil seria um dos mais afetados.

Não por acaso as ações do Banco do Brasil (BBAS3) tiveram um dos piores resultados da nossa Carteira nessa semana, perdendo 8,0%. O Banco Banrisul (BRSR6) foi ainda pior, e caiu 8,6%, mas o destaque negativo ficou mesmo por conta da construtora Helbor (HBOR3), que perdeu 9,8% de seu valor de mercado.

Com as quedas da semana, outras quatro empresas mergulharam para o terreno negativo, juntando-se à Locamerica (LCAM3) e à Rodobens (RDNI3). Além das já destacadas Banrisul (BRSR6) e Helbor (HBOR3), as ações da Saraiva Livreiros Editores (SLED4) e da Cyrela Brazil Realty (CYRE3) caíram 4,0% e 1,0%, respectivamente, o que foi suficiente para levá-las ao terreno negativo. Com isso, a Carteira Recomendada tem sua precisão reduzida para 70%, o nível mais baixo neste trimestre. As ações da Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3) seguem isoladas na lanterna, já acumulando perdas de 11,7% desde o início de setembro/13.

Já o destaque positivo foi novamente da Kepler Weber (KEPL3). As ações desta companhia de silos e armazenamento de grãos decolaram e tiveram ganhos de incríveis 17,0% ao longo da semana! Com isso, a Kepler deixou a CSN (CSNA3) para trás e assume a ponta como a empresa componente da Carteira GRIFO que mais se valorizou neste trimestre, disparando com 66,7% de alta e, praticamente, garantindo o tricampeonato, a apenas uma semana do final. Ela pode até mesmo bater o recorde do ativo componente de uma Carteira GRIFO que mais subiu num único trimestre. O recorde atual é da própria Kepler Weber (KEPL3), no trimestre de Dez/12 a Fev/13, quando ela fechou com uma alta de 45,5% no período.

Um dado interessante dessa semana é que a volatilidade histórica (de 52 semanas) da Carteira GRIFO atingiu seu menor valor até então, de apenas 14,8%. A VH vem caindo consistentemente desde seu pico de 17,5% no fim de julho/13. Para efeito comparativo, a VH do Ibovespa nas mesmas bases é hoje de 19,3%. A VH da Carteira GRIFO nunca foi superior a do Ibovespa, o que corrobora com a medida do índice Beta da nossa Carteira Recomendada, que tem sempre ficado inferior a 1,0.

Vejamos como está o quadro resumo, somente a uma semana do fim do trimestre:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...