Pages

domingo, 8 de setembro de 2013

Carteira Recomendada – Trimestre Set/Out/Nov de 2013


Chegamos ao momento da apresentação da sexta Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO. Após cinco trimestres de acompanhamento do método pelo nosso blog, pela primeira vez, no último trimestre, acabamos por não superar o nosso índice de referência, o Ibovespa, e com isso, não atingindo nossa meta, que é justamente ficar acima desse índice.

No entanto, ainda temos uma média de superação do índice em 2,16 pontos percentuais ao mês no acumulado dessas cinco composições, resultado este que não nos deixa abater pelo último insucesso. Perdemos apenas uma batalha, mas ainda estamos vencendo a guerra.

Com as quedas de preços ocorridas no trimestre passado, voltaram a aparecer algumas pechinchas, e com isso, o número de empresas selecionadas voltou a atingir a quantidade que consideramos ideal para a nossa carteira: vinte empresas. Como veremos um pouco mais a frente, com isso conseguimos diminuir um pouco a concentração da carteira de investimento nos seus dois principais setores da economia: Construção e Engenharia e Financeiro.

Apesar do resultado negativo do último trimestre, não foi realizada nenhuma alteração nos filtros e critérios estabelecidos para o Método GRIFO. Após a filtragem, três ações acabaram por se despedir da carteira, enquanto outros seis papéis apareceram para compor a nova recomendação do trimestre. Das seis empresas que chegam para compor a nova carteira, duas são de fato estreantes, enquanto as outras quatro já haviam aparecido em carteiras de trimestres anteriores, sendo que duas delas voltam após terem ficado somente um trimestre ausentes (CPLE3 e PINE4).

As ações que deixaram a Carteira Recomendada Trimestral foram as do Paraná Banco (PRBC4), da CTEEP – Transmissão Paulista (TRPL4) e da Vale (VALE5).

O Paraná Banco (PRBC4) ficou apenas um trimestre conosco. Não fez feio, terminando com resultado acima do Ibovespa no período, embora tenha se desvalorizado (-4,32%). Ainda mantém bons indicadores e excelentes fundamentos, mas acabou ficando de fora nos filtros de liquidez, pois o ativo foi pouco negociado no trimestre (eu tive, inclusive, alguma dificuldade para me desfazer da minha posição sem derrubar as cotações, pois as ofertas eram realmente muito pequenas, tanto do lado comprador quanto do vendedor).

A CTEEP – Transmissão Paulista (TRPL4) estava nas últimas duas carteiras, e saiu por não ter voltado a distribuir dividendos por um ano, os últimos dividendos distribuídos foram pagos em 27/07/12.

A Vale (VALE5), por sua vez, acabou sendo cortada no filtro de múltiplos. Com sucessivas quedas em seu lucro líquido nos últimos dois anos, a relação P/L da Vale acabou ficando acima dos limites estabelecidos pelo Método GRIFO, o que colocou a gigante mineradora fora de nossa carteira trimestral pela primeira vez, desde o início do acompanhamento pelo blog. As ações da Vale (VALE5) ficaram conosco por quinze meses, fazendo parte das cinco carteiras trimestrais anteriores, mas despede-se sem deixar muitas saudades, já que seus resultados não foram muito bons em todo esse período.

As ações que entraram para compor a nova Carteira Recomendada Trimestral foram: Brasil Brokers Participações (BBRK3), empresa com foco em Intermediação Imobiliária; COPEL - Companhia Paranaense de Energia (CPLE3), no setor de Energia Elétrica; CSN - Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3), no setor de Siderurgia; Duratex (DTEX3), no setor de Madeira; Locamerica – Companhia de Locação das Américas (LCAM3), no ramo de Aluguel de Carros; e, Banco Pine (PINE4), no setor Bancário.

Dessas seis novas empresas, a CSN (CSNA3) e o Banco Pine (PINE4) já haviam aparecido em outras duas composições trimestrais antes dessa. A CSN nas duas primeiras, de junho/12 a novembro/12 e o Banco Pine nas duas seguintes, de dezembro/12 a maio/13. A BR Brokers (BBRK3) e a COPEL (CPLE3) também já haviam aparecido anteriormente, mas somente em uma composição cada. A BR Brokers fez parte da primeira Carteira Recomendada acompanhada pelo blog, de junho/12 a agosto/12 e a COPEL da penúltima, de março/13 a maio/13. Portanto, somente duas são realmente estreantes, a Duratex (DTEX3) e a Locamerica (LCAM3).

A Duratex (DTEX3) é uma empresa com relevante atuação no mercado de varejo e distribuição de insumos para construção civil e marcenaria, com atuação em duas áreas de negócios, com comercialização de linhas diversificadas de produtos voltados principalmente aos segmentos de acabamento para a construção civil (metais e louças sanitárias com as marcas Deca e Hydra, e piso laminado Durafloor) e para fabricantes de móveis (painéis de MDF, MDP e Chapa de Fibra, além dos componentes Multiform).

A Locamerica (LCAM3) é uma das principais companhias de terceirização de frotas para clientes corporativos no Brasil. Seus serviços abrangem, primordialmente, o dimensionamento da frota, o licenciamento de veículos, a manutenção preventiva e corretiva, a substituição de veículos avariados e a assistência emergencial. A atividade de terceirização de frotas da Locamerica consiste no aluguel de veículos novos para clientes corporativos por meio de contratos de 2-3 anos.

Então, a sexta Carteira Recomendada pelo Método GRIFO, que irá vigorar no Trimestre Set/Out/Nov de 2013, ficou assim:

image

A relação P/L média da Carteira Recomendada para este trimestre teve nova redução, caindo de 8,9 para 8,0, sendo a segunda menor relação P/L média que já tivemos, ficando atrás somente da primeira Carteira Trimestral, de junho a agosto de 2012, cujo P/L médio era de 7,5. Com a expressiva queda de lucros das empresas componentes do índice Ibovespa, o P/L médio desse índice disparou para 15,3. Ou seja, nosso P/L médio está em quase a metade do P/L médio do Ibovespa. Em compensação, com a alta da Taxa de Juros Básica da Economia, a Taxa Selic, a nossa “margem de segurança” caiu para cerca de 40%, a menor desde o início do acompanhamento do blog (essa margem de segurança é dada por: (1/Selic)/(P/L)-1).

Com o aumento do número de empresas na Carteira Recomendada pelo Método GRIFO para este trimestre, nossa carteira volta a ganhar em diversificação. O número de setores da economia representados na carteira volta a ser de nove, e os dois setores com a maior representatividade tiveram sua participação reduzida de 70,6% para 65,0%.

O Setor de Construção e Engenharia, que tem a maior representação na carteira, apesar de ganhar seu oitavo componente, teve sua participação relativa diminuída de 41,2% para 40,0%. O Setor Financeiro, segundo em importância na nossa Carteira Recomendada, teve sua participação diluída de 29,4% para 25,0%, com a manutenção de cinco representantes.

Todos os outros sete setores da economia representados na carteira tem somente uma empresa na composição da Carteira GRIFO deste trimestre, e tem participação relativa de 5,0% do total cada um. São novidades desta composição os setores de Madeira, Siderurgia e Aluguel de Carros. Com a saída da Vale (VALE5) da carteira, não temos mais representantes do setor de Mineração.

O gráfico de concentração setorial ficou assim:

image

Assim, encerramos a apresentação da nova Carteira Recomendada pelo Método GRIFO, para o Trimestre Set/Out/Nov de 2013. Esperamos que com essa composição possamos voltar a superar o índice de referência Ibovespa e reconquistar o nosso objetivo.

2 comentários:

  1. Olá MG,

    Carteira muito interessante, gostei bastante da forma com que detalhou suas operações e comentou sobre as empresas da carteira.
    Você entrou num bom momento na Kepler Weber, logo depois que sai, pensei que não subiria mais e ela está se mostrando bem firme.


    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, GI!

      Obrigado pelos seus comentários.

      Eu tenho uma história curiosa com a Kepler Weber. Entrei nela pela primeira vez realmente num bom momento, no início de dezembro/12. Daí, em 3 meses ela disparou com uma valorização de 45% e eu a vendi.
      Depois que a vendi, ela continuou sua disparada e subiu mais 25% nos 3 meses seguintes, atingindo sua maior cotação nos últimos 2 anos e meio. Mesmo assim, no início de junho/13, eu coloquei ela de novo em minha carteira.
      Ainda bem que não me assustei com o patamar de preços em que ela se encontrava. Porque de lá pra cá ela já subiu outros 25%! Vamos ver se ela se mantém com esse vigor todo mesmo.

      Se der tudo certo termino o ano entre os 5 primeiros do seu ranking! Coloquei isso como uma meta extra pra mim! hehehe

      Abraços!

      Excluir

Deixe seu comentário...