Pages

domingo, 31 de março de 2013

Resultado – 10 meses (Março/2013)


Com a Semana Santa encerramos o mês de março de 2013, décimo mês de acompanhamento pelo nosso blog do Método GRIFO de investimentos em ações. Esse é o primeiro mês da quarta composição Trimestral da Carteira Recomendada.

O Mercado de Valores Mobiliários começou promissor neste mês de março/13, depois teve um miolo muito ruim, mas recuperou-se na última semana para fechar com um desempenho ainda ruim, mas nada catastrófico como foi o mês anterior. O Ibovespa teve perdas de 1,87% e fechou pelo terceiro mês consecutivo em queda.

Após esses três meses de baixas fortes, considerando desde o início do nosso acompanhamento pelo blog, em junho de 2012, o rendimento acumulado do Ibovespa está em apenas 3,4%, ou seja, com os resultados desse mês o Ibovespa ficou com rendimentos inferiores até mesmo aos do CDI (5,9%) e da Poupança (4,6%) no mesmo período.

Já nossas Carteiras Trimestrais Recomendadas pelo Método GRIFO tem mostrado uma substancial vantagem sobre o principal índice da Bolsa de Valores, mesmo nos períodos de baixa. No mês de março/13 não foi diferente e voltamos a fechar no positivo, a despeito da queda do Ibovespa. Nesse mês, a valorização de nossa carteira foi excelente: ficou em 2,45%!

Na contramão da sequência do Ibovespa, marcamos nosso quinto mês consecutivo de alta. No acumulado desde junho de 2012, o Método GRIFO de investimento em ações atinge a marca recorde nos fechamentos mensais de 36,3% de valorização. Com os 4,3 pontos percentuais que ganhamos do Ibovespa neste mês, a diferença no acumulado pula para 32,9 p.p. nesses dez meses!

Brincando um pouco com os juros compostos e transformando esse rendimento para mensal, seria equivalente a uma valorização de 3,14% ao mês do Método GRIFO contra somente 0,34% a.m. do Ibovespa, ou, anualizando, cerca de 4,1% ao ano do principal índice do Mercado de Ações e incríveis 45,0% a.a. do nosso método de investimento.

O “jacaré” continua abrindo sua boca no gráfico mensal acumulado com os rendimentos do Método GRIFO em confronto com o Ibovespa:

image

No gráfico de barras, podemos ver a estabilidade acima da linha do zero que estamos conseguindo ao longo desses meses:

image

Nesses dez meses de acompanhamento, após observar o Ibovespa em cinco meses de alta e cinco meses de queda, enquanto o Método GRIFO apresentou nove meses de alta e apenas uma queda (em outubro de 2012), fico bastante convencido da confiabilidade do método desenvolvido e bastante feliz com a magnitude dos resultados que estamos apresentando. Espero que os leitores também tenham conseguido auferir algum rendimento com as recomendações que lançamos neste espaço.

Na minha carteira real, como no início do mês fizemos os ajustes da Carteira Trimestral, fizemos quatro vendas completas, cinco novas compras e mais seis operações de pequenas compras e vendas para os ajustes dos percentuais de cada papel. Os custos dessas quinze operações, somados ao efeito do dinheiro sem rendimento (saldo residual em conta), fez com que meu rendimento na vida real fosse novamente um pouco inferior à carteira teórica, e ficasse em 2,30% (contra os 2,45% da teórica).

sábado, 30 de março de 2013

Resultados – 30/03/2013

Carteira do Trimestre Mar/Abr/Mai de 2013 – Resultados de 01/03/2013 a 30/03/2013


Boa alta nessa última semana de março, servindo para diminuir as perdas do mês. O principal índice do Mercado de Ações brasileiro, o Ibovespa, subiu 2,0% nessa Semana Santa. Mesmo com a alta, voltamos a apresentar resultados melhores que o nosso índice de referência. A Carteira Recomendada pelo Método GRIFO teve uma forte alta de 2,6%, abrindo mais a diferença para o Ibovespa em 0,6 ponto percentual.

O Ibovespa recuperou-se um pouco, mas ainda permanece com resultado negativo desde o início do mês, marcado agora –1,7%. Já para a nossa Carteira Recomendada Trimestral, a alta dessa semana foi suficiente para que ela voltasse para o lado azul do gráfico e agora já marca 2,4% de valorização. A diferença para o índice Ibovespa subiu, portanto, para 4,1 p.p. neste trimestre. No acumulado desde junho/12, essa diferença atinge o recorde de 32,9 p.p., com o Ibovespa apresentando uma valorização de apenas 3,4% contra 36,3% do Método GRIFO.

Nessa semana, quem ficou com o pior desempenho foi uma outra empresa do Setor de Construção e Engenharia, a Direcional Engenharia (DIRR3). A divulgação de seus resultados do 4T12 ocorreu na segunda-feira, dia 25/03, e apesar da empresa ter apresentado um bom resultado (pela minha análise), não foi essa a percepção do Sr. Mercado, que castigou suas ações que acabaram por cair 4,3%. A Direcional (DIRR3) teve o pior desempenho da semana, mas a MRV Engenharia (MRVE3) não ficou muito atrás e voltou a decepcionar com uma queda de 3,6%. A MRV (MRVE3), com isso, continua disparada com o pior resultado da Carteira Recomendada, apresentando uma desvalorização de suas ações que já chega a 32,4%.

Na ponta positiva, os destaques foram as ações do Setor Bancário. Dentre elas, as que mais se destacaram foram as ações do Banco Pine (PINE4) que subiram 7,8%, e as do ABC Brasil (ABCB4) que subiram 7,6%. Outra empresa que também destacou-se nessa semana foi a COPEL (CPLE3), que apesar do fraco resultado apresentado na segunda-feira (25/03) teve seus papéis impulsionados por notícias do Setor de Energia Elétrica, divulgadas pela ANEEL, e suas ações fecharam a semana com valorização de 6,3%.

Com os resultados dessa semana, a precisão da nossa Carteira Recomendada subiu de 50% para 65%, com três empresas abandonando o lado negativo: Cyrela Brazil Realty (CYRE3), Banco Pine (PINE4) e Editora Saraiva (SLED4).

A liderança da Carteira Trimestral Recomendada começa a ficar mais embolada. Num primeiro bloco temos as ações da Petrobras (PETR3), que ainda lideram com 16,9%, seguidas das ações da Helbor (HBOR3), que já se valorizaram 16,4% no período iniciado em 1º de março de 2013. O segundo bloco é composto pelas ações do ABC Brasil (ABCB4), com 13,4% de valorização, e pelas ações da nossa queridinha Grendene (GRND3), com 13,0% de aumento.

Nesta semana também terminaram as divulgações dos resultados de 2012 (4T12) pelas empresas componentes da Carteira Recomendada pelo Método GRIFO. No geral, foram bons números. O nosso quadro resumo está assim:

image

domingo, 24 de março de 2013

Resultados – 23/03/2013

 

Carteira do Trimestre Mar/Abr/Mai de 2013 – Resultados de 01/03/2013 a 23/03/2013

 

Mais uma semana de fortes perdas sentidas no Mercado Financeiro, e os resultados observados acabaram ficando bastante próximos daqueles da semana anterior. O índice Ibovespa da Bolsa de Valores de São Paulo fechou em queda de 2,9%. O valor de nossa Carteira Recomendada do Trimestre também voltou a cair, embora em ritmo mais lento, apresentando perdas de 1,3%.

Com isso, o Ibovespa renova sua mínima desde o início do mês, já mostrando perdas de 3,6%. Nossa Carteira Recomendada também rompeu a linha do 0, passando a apresentar um resultado negativo de 0,2% no mesmo período. Embora a Carteira deste Trimestre também esteja apresentando prejuízo, com quedas mais brandas estamos abrindo uma margem considerável para o índice de referência. Com mais 1,6 ponto percentual de diferença nessa semana, no mês essa margem já se encontra em 3,5 p.p. No acumulado desde junho/2012, a diferença já é de 31,4 p.p., com um resultado de 32,8% do Método GRIFO contra somente 1,4% do Ibovespa.

A MRV Engenharia (MRVE3) está sendo a grande carrasca dessa nossa edição da Carteira Recomendada pelo Método GRIFO. E suas ações são, pela terceira semana consecutiva, o destaque negativo, ainda em decorrência do fraco resultado apresentando no 4T12, dessa vez com perdas de 11,2%. São três semana em sequência com perdas superiores a 10%. Com isso, o ativo se destaca ainda mais na lanterna da Carteira do Trimestre, já apresentando desvalorização próxima a 30%.

O destaque positivo da semana, por sua vez, também vem do setor de Construção e Engenharia e seu movimento também é reflexo de sua divulgação de resultados. A Helbor (HBOR3) apresentou na terça-feira (19/03) seus resultados do 4T12 com números excelentes, principalmente se comparados aos das empresas do setor. Com isso, teve forte alta de 7,9%, rompendo, inclusive, seu Topo Histórico.

Mesmo com perdas de 4,4% nesta semana e com a grande alta da Helbor (HBOR3), a Petrobras (PETR3) continua sendo a líder da Carteira Recomendada deste Trimestre, com alta de 18,0% até o momento. A precisão da nossa Carteira manteve-se em 50% nesta semana, apesar da queda.

No início da próxima semana serão divulgados os três últimos balanços das empresas componentes de nossa Carteira Recomendada: COPEL (CPLE3) e Direcional Engenharia (DIRR3), na segunda-feira, e Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3), na terça.

Vejamos como está o quadro resumo:

image


sábado, 16 de março de 2013

Resultados – 16/03/2013

 

Carteira do Trimestre Mar/Abr/Mai de 2013 – Resultados de 01/03/2013 a 16/03/2013

 

Após duas semanas de alívio (alta) na Bolsa de Valores, o Ibovespa voltou a fechar a semana com expressiva queda de 2,7%. Nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO também cedeu bastante, mas perdeu menos que índice de referência, caindo 1,6%. Com esse resultado, voltamos a abrir diferença para o Ibovespa em mais 1,1 ponto percentual. Essa diferença já está em 1,9 p.p. em favor do GRIFO no trimestre. No acumulado desde o início do acompanhamento pelo blog, em junho de 2012, a diferença para o Ibovespa superou pela primeira vez os 30 p.p. (+34,5% para o GRIFO contra +4,4% do Ibovespa).

Com a queda desta semana, o Ibovespa também voltou ao terreno negativo, contando do início do mês, e caindo até um pouco abaixo da marca do dia 1º de março. Agora as perdas no índice são de 0,8% no período. Já a Carteira Trimestral do Método GRIFO apresenta alta de 1,1% no mesmo período.

Outras três ações ações entraram no vermelho nesta semana: Banrisul (BRSR6), Cyrela Brazil Realty (CYRE3) e Direcional Engenharia (DIRR3). Com essas, já são dez as empresas que apresentam perdas e a precisão da Carteira Recomendada Trimestral já cai para 50%.

Os maiores destaques dessa semana foram exatamente os mesmos da semana anterior. Na ponta positiva, as ações da Petrobras (PETR3) voltaram a ser as que mais se valorizaram na semana, com ganhos de 6,6%. A desaceleração da inflação (IPCA) na primeira prévia de março e o anúncio da desoneração de PIS/COFINS de itens da cesta básica, deram a impressão ao mercado de que a pressão inflacionária pode estar cedendo, o que abre caminho para possíveis novos reajustes de combustíveis, diminuindo o déficit da Petrobras no setor de abastecimento. Com mais essa alta, as ações da Petrobras (PETR3) despontam ainda mais na liderança da Carteira GRIFO, e já se valorizaram 23,5% desde o início do mês.

As ações da Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3) também foram destaque positivo na semana, apresentando alta de 6,0%. A Eternit (ETER3), divulgou seus resultados nesta semana (sexta-feira, 15/03) e suas ações subiram 2,2%.

O destaque negativo voltou a ser as ações da MRV Engenharia (MRVE3), que caiu mais 10,8% na semana, em decorrência da decepção do mercado com a divulgação dos seus resultados do ano de 2012, na quinta-feira (14/03). O mercado puniu severamente a empresa e dentro da Carteira Recomendada deste Trimestre, a MRV (MRVE3) já vai ficando muito distante na lanterna, acumulando 21,0% de perdas.

O quadro resumo agora está assim:

image

terça-feira, 12 de março de 2013

Resultados – 09/03/2013

 

Carteira do Trimestre Mar/Abr/Mai de 2013 – Resultados de 01/03/2013 a 09/03/2013


Primeiro acompanhamento da nova Carteira Recomendada Trimestral, e já começamos com movimentos acentuados. Como a virada da carteira aconteceu no final da semana passada, a sexta-feira (01/03/2013) acabou ficando isolada e achei que não valia a pena fazer o acompanhamento de um dia de pregão. Então, nesta postagem, farei o acompanhamento desse dia além da semana de 03 a 09 de março.

O primeiro dia da nova Carteira Trimestral foi bem intenso, mas acabou por não prejudicar as compras e vendas realizadas na data. No dia da virada da Carteira GRIFO o Ibovespa voltou a cair, após ter tido três dias consecutivos de alta, no entanto, cerca de 3/4 das ações selecionadas acabaram apresentando ganhos ao longo do dia (em relação aos preços de abertura), o que já provocou um primeiro descolamento do Método GRIFO para o seu índice de referência.

Nesse dia 1º, nossa Carteira Recomendada já teve ganhos de 0,9% enquanto o Ibovespa caiu 0,8%, reduzindo bastante os ganhos obtidos ao longo da semana. Portanto, já iniciando com uma diferença de 1,7 ponto percentual para o índice de referência. Nesse ponto, chegávamos a novo topo histórico no acumulado desde 1º de junho de 2012, com 34,4% de valorização das Carteiras do Método GRIFO contra 4,4% de ganhos do Ibovespa, diferença, portanto, de 30 p.p., no total acumulado (também recorde).

Os maiores destaques positivos do dia foram as ações do Setor Financeiro, com o Banco Daycoval (DAYC4) apresentando alta de 4,5%. Dentre as ações que apresentaram perdas, as maiores foram da estreante Transmissão Paulista (TRPL4), que perdeu 2,6%, seguida das ações da construtora e incorporadora Even (EVEN3), que caíram 2,2% na véspera da divulgação de seus resultados, que aconteceria na segunda-feira (04/03/13).

Já a semana que se seguiu, de 03 a 09/03/2013, foi uma semana de movimentos mais amplos por parte do Ibovespa. O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo acentuou o movimento de alta iniciado na semana anterior e subiu forte: 2,7%. Com essa força, acabou deixando a Carteira GRIFO para trás, quebrando a incrível série de oito semanas consecutivas em que nossa Carteira Trimestral superou o Ibovespa. Mas nosso resultado não foi assim tão ruim: subimos 1,9%. Com isso, a Carteira GRIFO perdeu parte da vantagem obtida no dia 1º, mas segue 0,9 p.p. à frente do índice de referência, com 2,8% de valorização contra 1,9% do Ibovespa.

Cabe ressaltar também o novo topo histórico de 36,7% de valorização atingido pelo Método GRIFO no acumulado desde 1º de junho de 2012, quando iniciamos o acompanhamento pelo blog.

Nessa semana tivemos ações incrivelmente destacadas do “bolo”, tanto do lado positivo, quanto do negativo. No lado negativo, vimos as ações da MRV Engenharia (MRVE3) derreterem com perdas de 11,6%! Em compensação, pelo lado positivo, as ações da gigante Petrobras (PETR3), estreante na Carteira, subiram incríveis 13,8%! Os preços das ações da Petrobras reagiram com forte alta ao anúncio do reajuste do Diesel em 5% nas refinarias, segundo divulgado em 05/03/13.

Com essa disparada, as ações da Petrobras (PETR3) assumem a liderança de valorização na Carteira Recomendada para esse Trimestre e já acumulam 15,9% de alta. Em seguida, aparecem as ações do Banco Daycoval (DAYC4), que já subiram 13,0%. Na outra ponta, as ações da MRV Engenharia (MRVE3) assumem a lanterna, com 11,4% de desvalorização, após o castigo dessa semana. A precisão da Carteira Trimestral está em 65%.

Vejamos como está o quadro resumo, com sua nova configuração do trimestre:

image

quarta-feira, 6 de março de 2013

Carteira Recomendada – Trimestre Mar/Abr/Mai de 2013

 
A Carteira Recomendada para o Trimestre Mar/Abr/Mai de 2013 já não é nenhum segredo, já que publicamos sua composição há 5 dias nos comentários da postagem com os resultados dos 9 meses do Método GRIFO. Um fim de semana de viagem a lazer seguida por uma viagem a trabalho atrasou a publicação na data convencional (primeiro dia útil da composição), mas sem prejuízo da tempestividade das informações. Apesar de já revelada a surpresa, vamos à publicação formal.

Conseguimos, até o momento, concluir três Carteiras Trimestrais pelo Método GRIFO atendendo, com grande folga, ao nosso objetivo de superar o principal índice de referência do Mercado de Ações brasileiro, o Ibovespa. Na média, temos superado o índice em 2,6 pontos percentuais ao mês.

Após esses três trimestres de sucesso, no entanto, chegamos a um ponto bastante crítico na nossa análise, que nos força a tomar uma decisão no sentido de mudar algumas regras do Método GRIFO. “Não se mexe em time que está ganhando”. É claro que essa máxima passou pela minha cabeça, mas com a alteração do cenário, era imprescindível assumir os riscos de dessa mudança.

O que ocorreu foi que o número de empresas que passou pelos crivos dos indicadores fundamentalistas voltou a diminuir, e esse número decrescente a cada trimestre acaba prejudicando um pouco a diversificação proposta para nossa Carteira Recomendada. E pior, começaram a aparecer algumas empresas que, analisando pormenorizadamente seus balanços, não considerei que tinham a mesma margem de segurança das empresas que vínhamos selecionando até então. Isso me levou a repensar alguns dos parâmetros.

Acabei decidindo “afrouxar” um pouco os indicadores de liquidez, que eram “as mais finas peneiras” dentre os filtros utilizados. Os indicadores de liquidez avaliam a capacidade das empresas de pagar suas obrigações, principalmente as de curto prazo. Essa mudança proporcionou a entrada de uma nova gama de empresas, mas que ainda deveriam passar nos outros crivos. Com isso, verificamos em nossas análises que algumas empresas que apresentavam dados preocupantes em seus balanços acabaram passando em todos os crivos. E o mesmo aconteceu com as empresas do Setor Financeiro, onde apesar dos parâmetros não terem sido alterados em nada, entraram alguns bancos que considero muito ruins (não só como investidor, mas também como ex-cliente, como é caso do Santander).

O resultado não estava bom e resolvi que para compensar o afrouxamento dos indicadores de liquidez, deveria endurecer em outros aspectos. E o fiz quanto aos indicadores que medem os retornos (ROIC e ROE), e que avaliam a eficiência da empresa (capacidade de obter lucro a partir de seus investimentos e patrimônio). Com essa medida eu consegui eliminar essas empresas para as quais tinha torcido o nariz. E de quebra, consegui voltar ao número de vinte empresas selecionadas.

Quatro empresas saíram da Carteira GRIFO: Gerdau (GGBR3), Kepler Weber (KEPL3), Magnesita Refratários (MAGG3) e Rossi Residencial (RSID3). Devemos observar que apenas uma dessas quatro empresas já divulgou seus resultados do 4º trimestre de 2012 (a Gerdau), sendo que para as outras três, trabalhamos com os números do 3ºT/12.

A Kepler Weber (KEPL3) teve uma curta e vitoriosa passagem pelo nosso sistema. A empresa que foi a grande campeã de valorização do trimestre passado (+45,5%) “fez bonito e deixou o gramado ainda em condições de jogo”, pois seus indicadores continuam bons (embora os números ainda sejam referentes ao 3º trimestre de 2012). A empresa acabou deixando a carteira por razões de liquidez, já que teve uma queda grande no seu volume diário médio de negociações, ficando fora neste parâmetro.

A Magnesita Refratários (MAGG3) ficou de fora pelos filtros antigos. Já a Gerdau (GGBR3) e a Rossi Residencial (RSID3) saíram com o aperto já comentado dos índices de eficiência. Quisera eu ter feito esse ajuste no trimestre anterior, já que essas empresas foram justamente aquelas que deram os maiores prejuízos na última composição.

Quatro empresas saíram, cinco empresas entraram. Foram elas: Copel (CPLE3), Eternit (ETER3), Petrobras (PETR3), Editora Saraiva (SLED4) e Transmissão Paulista (TRPL4). A Eternit (ETER3) volta a Carteira GRIFO após seis meses de fora, mesmo ainda não tendo sido resolvida a questão sobre o uso do amianto crisotila. Todas as outras quatro empresas são estreantes (embora Petrobras e Editora Saraiva já tenham composto a carteira em momentos anteriores ao acompanhamento pelo blog). Interessante ressaltar que todas essas cinco empresas só entraram na Carteira Recomendada do Trimestre pelo afrouxamento dos critérios de liquidez.

A relação P/L média da nossa Carteira GRIFO se manteve em 9,2 (sofrendo um pequeno aumento, mas na casa dos centésimos) com as cotações de 28/02/2013. Já o P/L médio do Ibovespa subiu mais um pouquinho e era de 13,0 nessa mesma data. Essa diferença é um bom indicador de que nossa Margem de Segurança pode ter melhorado ainda mais com os novos parâmetros (só o tempo dirá).

E finalmente, vamos à apresentação da nova Carteira Recomendada pelo Método GRIFO para o Trimestre Mar/Abr/Mai de 2013:


image

Como era nossa intenção, a Carteira ganhou em diversificação. Agora são nove os setores representados. Saiu o representante do setor de Máquinas e Equipamentos (Kepler Weber) e o último remanescente do setor de Siderurgia e Metalurgia (Gerdau). Em compensação, temos agora representantes dos setores de Energia Elétrica (Copel e Transmissão Paulista), Mídia (Editora Saraiva) e de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Petrobras). Esta é a composição mais diversificada da Carteira GRIFO até agora.

A concentração no setor de Construção e Engenharia (35%) e no setor Financeiro (25%), no entanto, continua forte, tendo pequena redução para 60% da carteira. O número de empresas representantes de cada um desses setores continua o mesmo, sendo essa pequena diminuição da participação relativa fruto do aumento do número de empresas na Carteira Recomendada (de 19 para 20). As empresas do setor Financeiro continuam as mesmas da composição anterior, enquanto no setor de maior participação, Construção e Engenharia, a Rossi Residencial (RSID3) deu lugar a Eternit (ETER3).

Com a saída da Magnesita Refratários (MAGG3), o setor de Materiais Diversos perde participação e fica somente com a Companhia Providência (PRVI3) como representante. A terceira maior participação da Carteira Recomendada fica então com o setor estreante de Energia Elétrica, que entrou com dois representantes, Copel (CPLE3) e Transmissão Paulista (TRPL4), abarcando 10% da Carteira.

Veja como fica o novo gráfico setorial da Carteira Recomendada pelo Método GRIFO:

image

Apesar desse aumento da diversificação ainda temos grande concentração em dois setores da economia, o que pode gerar novos descolamentos do índice Ibovespa, até com grandes amplitudes. É arriscado, mas acreditamos na Margem de Segurança oriunda das análises do Método GRIFO. Se as mudanças dos parâmetros irão afetar nossos resultados, só saberemos ao final de Maio/13.

terça-feira, 5 de março de 2013

Resultado Final – 28/02/2013

Resultado Final da Carteira do Trimestre Dez de 2012/Jan/Fev de 2013, de 01/12/12 a 28/02/13


Virada de trimestre no meio da semana dificulta bastante as coisas. Passei a noite inteira de quinta-feira (28/02) para a sexta-feira (01/03) em claro para fazer o fechamento do trimestre e compor a nova Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO. Consegui finalizar já na hora de ir para o trabalho, o que impossibilitou que eu fizesse a postagem. Para completar, estou viajando desde sexta-feira (retorno na próxima sexta-feira, 08/03), o que atrasou ainda mais a publicação do Resultado Final do Trimestre e da Nova Carteira Recomendada.

Neste trimestre conseguimos repetir o feito do primeiro trimestre de acompanhamento do blog (Jun/Jul/Ago de 2012), onde batemos o índice de referência do Mercado de Ações, o Ibovespa, por mais de 10 pontos percentuais. E nesse último trimestre nosso resultado comparado foi ainda (pouco) melhor que naquele trimestre de estreia, quando batemos o Ibovespa por 11,54 p.p.; agora, conseguimos superar o Ibovespa em 11,74 p.p.!

Esse foi um trimestre de grande volatilidade. Em dezembro/12, o Ibovespa teve seu melhor mês desde o início de nosso acompanhamento, subindo mais de 6%. Em compensação, caiu nos dois meses seguintes, tendo no mês de fevereiro/13 o pior mês de todo o nosso período de estudo, caindo quase 4%. Com isso, os ganhos de dezembro de 2012 foram completamente anulados pelos dois meses seguintes.

Já a Carteira Recomendada pelo Método GRIFO apresentou um comportamento diferente. Em dezembro de 2012, que também foi nosso melhor mês até agora, nossa Carteira subiu forte, junto com o Ibovespa, principalmente no final do mês, no chamado “Rali de Natal”, marcando o recorde de 8,8% de alta naquele mês. Daí em diante, a Carteira comportou-se de maneira diferente do Ibovespa. Continuou o movimento de alta, embora muito lentamente, fazendo novos picos até o final de janeiro de 2013, fechando esse mês no positivo, apesar da queda do Ibovespa. No início de fevereiro, nossa Carteira começou a ceder ao cenário baixista, no entanto, numa velocidade muito menor daquela observada no índice de referência, segurando bastante a queda. Do início de janeiro/13 até a penúltima semana de fevereiro/13, podemos observar no gráfico mais abaixo que nossa Carteira ficou praticamente estável, enquanto o Ibovespa perdia 10 p.p.. Na última semana do mês de fevereiro/13, ainda conseguimos uma arrancada final, para fechar o trimestre no ponto mais alto da curva. Nossa Carteira GRIFO teve uma alta de 2,0% nessa última semana, fechando o mês com 1,9% de alta. O Ibovespa também teve uma leve recuperação na última semana desse trimestre (+1,3%), mas não foi suficiente para tirar o índice do vermelho.

Ao conseguir acompanhar os períodos de alta e se segurar nos períodos de queda, as ações recomendadas pelo Método GRIFO terminaram o trimestre com uma grande valorização, de 11,64%, enquanto o índice de referência, o Ibovespa, teve queda de 0,10%.

A média mensal de valorização de nossa Carteira Recomendada nesse trimestre foi de 3,84%, contra um Ibovespa praticamente estável (desvalorização de 0,04% ao mês, na média). Essa superação de 3,9 p.p. ao mês significaria, em termos anuais, numa valorização da Carteira Recomendada de 57,1%, enquanto o Ibovespa perderia 0,4%. Impressionante (embora acredite que essa diferença não é sustentável no longo prazo).

A precisão da nossa Carteira Recomendada esteve próxima de 95% durante mais da metade do período, mas acabou fechando em 74%, o que significa que apenas cinco dos nossos dezenove papéis fecharam o trimestre com prejuízo. Como o Ibovespa fechou próximo de zero, a precisão relativa é exatamente a mesma.

A empresa que foi o grande destaque deste trimestre foi uma estreante na Carteira GRIFO, a empresa de silos e armazenamento de grãos Kepler Weber (KEPL3). Ela teve 45,5% de valorização no período, mais de duas vezes o que valorizou a segunda colocada, Grendene (GRND3). Na outra ponta, a grande decepção desse trimestre foi novamente a construtora Rossi Residencial (RSID3), que apresentou queda de 14,6% no trimestre e é o destaque negativo pelo segundo trimestre em sequência.

Vejam como ficou o quadro resumo da Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO depois de transcorrido todo o período dessa carteira:

image

A seguir, apresentamos o gráfico de barras, com o desempenho semana a semana:

image

No gráfico acumulado, abaixo, é possível visualizar muito facilmente o comportamento descrito, onde fica evidente a estabilidade que a Carteira Recomendada conseguiu manter enquanto da queda do Ibovespa.

image

Novamente, a Carteira Recomendada pelo Método GRIFO apresentou um coeficiente de variação (Cv) muito inferior ao Ibovespa. Uma curiosidade dessa composição é que ela foi a que apresentou a menor correlação com o Ibovespa. Nesse trimestre, a correlação entre o Método GRIFO e seu índice de referência foi de apenas 71,9%.

Na próxima postagem, apresentaremos a nova Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO, que valerá para o período de março a maio de 2013. Lembro que apesar de não ter conseguido fazer a postagem da Carteira GRIFO ainda no dia 1º de março, sua composição já foi adiantada nos comentários da postagem com o Resultado Acumulado de 9 meses. Os mais curiosos podem dar uma olhada lá enquanto não sai o tópico.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Resultado – 9 meses (Fevereiro/2013)


O mês de fevereiro de 2013 marca o fim do “período de gestação” do nosso blog. São nove meses de acompanhamento das Carteiras Recomendadas pelo Método GRIFO e, com isso, fechamos a terceira composição da Carteira Trimestral.

Fevereiro foi o mês que trouxe as perdas mais fortes para o mercado de capitais brasileiro desde o início do acompanhamento do blog, em junho de 2012, superando as perdas do mês de outubro daquele mesmo ano. Ainda como agravante, é a primeira vez nesse tempo onde registramos dois meses de queda da Bolsa de Valores em sequência. Em fevereiro de 2013, o principal índice do Mercado Financeiro no Brasil, o Ibovespa, fechou em queda livre de 3,9%.

No entanto, nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO não acompanhou o Ibovespa nessa queda expressiva. Pelo contrário, chegamos a mostrar uma alta significativa, de 1,9%. Essa incrível diferença de desempenho para o índice de referência, de 5,8 pontos percentuais, só não foi maior que a obtida em agosto de 2012 (que chegou a 6,1 p.p.).

Com esse magnífico resultado, no acumulado desses nove meses (resultado das três composições das Carteiras Trimestrais Recomendadas), alcançamos a marca de 33,0% de valorização, novo topo histórico! Isso é equivalente a uma valorização de 3,2% ao mês. Enquanto isso, o Ibovespa acumula no mesmo período uma valorização de apenas 5,4%, o que equivale a cerca de 0,6% ao mês. A diferença mensal é de 2,6 p.p., o que significa que no acumulado, nossa diferença para o Ibovespa já é de 27,6 p.p..

Com os resultados anualizados chegaríamos a um rendimento anual de 46,3% para o Método GRIFO contra apenas 7,3% do índice Ibovespa, considerando a manutenção das médias obtidas até o momento. É um resultado muito acima da expectativa inicial do nosso blog, e espero que continuemos assim.

O gráfico mensal acumulado dos desempenhos das Carteiras GRIFO em comparação ao Ibovespa ficou desta forma:

image

Já no gráfico de barras, abaixo, percebemos a amplitude da diferença dos resultados do Método GRIFO ao do principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo nesse último mês:

image

Após esses nove meses de acompanhamento pelo blog, os resultados continuam empolgantes. As metas estão sendo atingidas, até com certa folga, o que me empolga a continuar estudando e investindo. E devagar, mantendo os resultados por mais alguns anos, quem sabe não consigo curtir uma aposentadoria prematura?

No mês Fevereiro/2013, os rendimentos da minha carteira real também ficaram um pouquinho menores que da carteira teórica: 1,88% (contra 1,90% da teórica). A diferença nesse mês deveu-se basicamente por aportes realizados que ficaram com seus montantes parados na conta da corretora, já que não foram feitas operações nesse mês.