Pages

domingo, 1 de dezembro de 2013

Resultado Final – 30/11/2013

 

Resultado Final da Carteira do Trimestre Set/Out/Nov de 2013, de 01/09/13 a 30/11/13


Com o fim de novembro de 2013, fechamos a sexta Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO, e com ela, voltamos a atingir o objetivo do Método, que é conseguir superar o principal índice da Bolsa de Valores brasileira, o Ibovespa. Após a decepção com a quinta composição, concluída em agosto/13, não desanimamos e mantivemos a estratégia predefinida, e fomos recompensados pela volta à superação do índice neste trimestre, pela quinta vez em seis composições, além de termos voltado a apresentar ganhos no trimestre.

Conseguimos superar o Ibovespa em todos os três meses do período. Ao final do trimestre, conseguimos uma valorização de 10,86% com nossa Carteira Recomendada, enquanto no mesmo período o Ibovespa subiu 4,74%, ou seja, batemos o índice de referência por uma margem de 6,12 pontos percentuais.

Este trimestre começou muito bem, com um mês de setembro bastante eufórico, e com uma empolgação que ainda continuou pelo mês de outubro, levando tanto a nossa Carteira Recomendada como o Ibovespa ao seu pico no trimestre em meados desse mês. Depois, ela começou a arrefecer fazendo com que o mês de novembro, último do período, terminasse em queda. Durante o trimestre, tivemos para a Carteira Recomendada pelo Método GRIFO uma valorização média mensal de 3,50%, enquanto o Ibovespa conseguiu, na média, 1,56% ao mês, uma diferença nas médias mensais de 1,94 p.p..

Nesse trimestre foram alcançadas algumas marcas importantes. Para o Ibovespa, o início do trimestre foi explosivo, e o principal índica da Bolsa de Valores de São Paulo fechou a primeira semana de setembro/13 com alta de 7,48%! Foi a maior alta semanal desde o início do blog, em junho/12. E influenciada por esta alta, também nessa semana o Ibovespa atingiu um pico de volatilidade de 20,7% (de 52 semanas).

Mas o Método GRIFO também conquistou novas marcas. Em meados de outubro/13 quebramos dois recordes importantes. No dia 12/10/2013, o Método GRIFO atingiu, na contagem acumulada desde o início do blog em junho/12, a maior distância já colocada sobre o Ibovespa: 44,8 p.p.. Uma semana mais tarde, no dia 19/10/2013, alcançamos o maior patamar de valorização acumulada do Método GRIFO: 42,9% de alta (desde junho/12). Ao contrário do Ibovespa, para o Método GRIFO foi batido o recorde de menor volatilidade histórica (de 52 semanas) até aqui, no dia 23/11/2013, quando a VH de um ano do Método ficou em 14,8%.

Em termos de precisão, apesar da Carteira do Trimestre não ter terminado com os melhores índices históricos, durante esses três meses também foram batidos recordes. O primeiro, um recorde ruim. Na primeira semana do trimestre, devido a já comentada imensa valorização do Ibovespa naquela semana, nós ficamos com uma precisão relativa de apenas 15%, ou seja, somente três ativos dos vinte que compõem a nossa carteira superavam o Ibovespa. Já no fim desse mês de setembro, a despeito do começo avassalador do Ibovespa, já tínhamos uma precisão relativa de 95%. Por duas semanas consecutivas, no fim de setembro e início de outubro, tivemos 100% de precisão absoluta, com todos os vinte papéis apresentando valorização. Terminamos o trimestre com uma precisão relativa ao Ibovespa de 55%, e absoluta de 75%.

E o recorde mais impressionante do trimestre foi conquistado por um ativo específico. A Kepler Weber (KEPL3) superou a todas as expectativas mais otimistas, e encerrou o trimestre com uma valorização de nada menos que 88,2%! Esta ação já compôs a Carteira GRIFO em três trimestres, e foi o papel que mais se valorizou na carteira em todos as três das quais participou. Nesses nove meses que esta ação integrou nossas Carteiras Recomendadas, ela valorizou-se incríveis 242%! Ela é sozinha responsável por mais de um quarto de todo o dinheiro que o Método GRIFO já me rendeu.

Olhando agora para os erros e acertos dentre as escolhas para este trimestre, vimos que dentre as três ações que foram excluídas da última carteira, podemos nos gabar de que foram todas acertadamente vendidas. A Vale (VALE5), foi a que se saiu melhor entre elas, com valorização de 6,5% no período, no entanto, essa valorização foi menor que aquela conseguida pela nossa Carteira Recomendada no Trimestre, que foi de 10,9%. Podemos dizer o mesmo do Paraná Banco (PRBC4), que subiu somente 1,1% no período (e agora voltará a compor nossa nova Carteira Trimestral Recomendada, aguardem). Mas a exclusão mais acertada do trimestre foi a das ações da CTEEP - Transmissão Paulista (TRPL4), que despencaram 13,7% nos últimos três meses.

Já dentre as seis estreantes da Carteira Recomendada deste último trimestre, cinco se valorizaram mais que o Ibovespa no período, somente a Locamerica (LCAM3) foi exceção. E das cinco que bateram o Ibovespa, quatro delas tiveram desempenho inclusive maior que a média da Carteira Recomendada, ou seja, contribuíram para aumentar os números da carteira. O maior destaque dentre as estreantes foi a CSN (CSNA3), que subiu 42,3% no período, resultado excelente, que só foi ofuscado pela Kepler Weber (KEPL3). Depois dela, aparecem a Copel (CPLE3) com alta de 17,0%, o Banco Pine (PINE4) com valorização de 14,5%, a Duratex (DTEX3) com alta de 12,0% e a Brasil Brokers (BBRK3), que subiu 6,4%. A Locamerica (LCAM3) completa a lista das novatas, mas com desvalorização de 10,0% no período.

Vejamos como ficou o quadro resumo do trimestre. Como já comentamos, a Kepler Weber (KEPL3) foi a ação que teve melhor resultado, com uma valorização estupenda que não me canso de repetir: 88,2%! Já o papel que teve o pior resultado no trimestre foi o da Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3), que acumulou perdas de 13,8% no período de setembro a novembro de 2013.

image

No gráfico de barras, podemos observar um comportamento oposto ao que se viu no trimestre anterior. Aqui, havia um comportamento bastante diferenciado entre as duas composições nas semanas iniciais do trimestre, e do meio pro fim do período, as barras passaram a andar de maneira mais uniforme, aumentando a sua correlação no trimestre que fechou em 70,3%, mesmo assim, abaixo dos 79,3% da média histórica.

image

Também de modo inverso ao do período anterior, durante todo este trimestre observamos tanto o índice Ibovespa quanto a Carteira Recomendada pelo Método GRIFO trabalhando no lado positivo, com valorização em relação ao início de setembro/13.

Apesar da decolagem inicial do Ibovespa, a Carteira Recomendada pelo Método GRIFO conseguiu sua recuperação ainda no primeiro mês, trabalhando acima do índice de referência daí em diante. É fácil notar ainda a menor volatilidade da Carteira GRIFO.

image

Em breve divulgaremos a nova Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO, a sétima acompanhada pelo blog e, a mais difícil de ser montada até agora. A Carteira Recomendada que vigorará no trimestre de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014 foi uma verdadeira tortura psicológica, onde foi necessário se desapegar de certos ativos e até mesmo de regras, nos obrigando a mais uma vez “mexer no time vencedor”.

2 comentários:

  1. Com a conclusão da minha casa, vou voltar a comprar stocks e estou de olho em:
    1) PRBC4
    2) UNIP6
    3) SAPR4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Mestre!

      Você sempre faz boas escolhas. Eu tô junto com você numa dessas aí!
      O Paraná Banco (PRBC4) está na nova Carteira Trimestral. Está com números muito bons.

      A Sanepar (SAPR4), também me parece uma boa empresa, tenho acompanhado e só fico um pouco receoso com o seu nível de endividamento (e a liquidez que também é baixinha).
      Já a Unipar (UNIP6) eu nunca analisei. Mas como você tá considerando, e você tem um bom faro, vou botar um olho nela também. :)

      Abraços!

      Excluir

Deixe seu comentário...