Pages

domingo, 1 de dezembro de 2013

Resultado – 18 meses (Novembro/13)


Com o mês de novembro de 2013 teve fim a nossa sexta Carteira Recomendada Trimestral, ou seja, já se passaram um ano e meio desde o início do acompanhamento do Método GRIFO por este blog.

O décimo oitavo mês quebrou, tanto para o Ibovespa quanto para a nossa Carteira Recomendada, a bela sequência de quatro meses consecutivos de alta, e parece ter se formado um novo topo em meados de outubro. A partir daí, estamos tendo um período de congestão, mas que já vai se distanciando daquele topo, quer seja apenas um alívio da tendência de alta iniciada em julho/13, quer seja realmente uma nova reversão dessa tendência.

O fato é que esse recuo é evidente no resultado do mês de novembro/13 tanto para o Ibovespa, quanto para a Carteira GRIFO, embora com menor intensidade nesta última. O Ibovespa terminou o mês com queda de 3,27%, enquanto nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO teve perdas de 1,91%, colocando uma diferença de 1,36 ponto percentual.

Com isso, no acumulado desde o início do blog, há dezoito meses, o Método GRIFO acumula alta de 40,6%, enquanto o Ibovespa teve perdas de 3,7%. A distância que colocamos para este índice, que tomamos como referência em nossos estudos, atingiu outro patamar recorde nos fechamentos mensais, e agora é de 44,2 p.p.. Isto equivale a uma valorização média mensal de 1,91% das Carteiras Recomendadas pelo Método GRIFO, enquanto o Ibovespa vem perdendo, em média, 0,21% ao mês, ou seja, estamos superando o índice numa média de 2,12 p.p. ao mês.

Considerando somente os últimos doze meses, o Método GRIFO rendeu 17,9%, enquanto o Ibovespa perdeu 8,7% no mesmo período, uma diferença de 26,6 p.p..

Observando o gráfico de linhas, percebemos a formação de um novo topo no mês de outubro/13, que no caso do Ibovespa, é inferior ao último topo, de dezembro/12, o que na Análise Técnica pode ser interpretado como a continuidade de uma tendência de baixa (topos decrescentes). O mesmo padrão não aparece na linha do Método GRIFO. Embora também exista a formação de um novo topo em outubro/13, ele supera o anterior, de abril/13.

image

O gráfico de barras aponta um padrão interessante: temos barras muito parecidas com as do mesmo período do ano passado (embora com uma defasagem de um mês). Será que teremos novo “rali de Natal” em dezembro deste ano?

image

Com o fim deste mês de novembro também chega ao seu término a sexta Carteira Recomendada pelo Método GRIFO. Em breve publicaremos o fechamento deste trimestre e a nova Carteira Recomendada para o trimestre que se inicia em Dezembro de 2013 e estende-se até Fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...