Pages

sábado, 2 de novembro de 2013

Resultado – 17 meses (Outubro/13)


O mês de outubro de 2013, décimo sétimo mês desde a implantação do blog para o acompanhamento das nossas Carteiras Trimestrais Recomendadas pelo Método GRIFO, foi outro mês com belos resultados e com importantes marcas históricas batidas.

A nossa Carteira Recomendada Trimestral terminou este mês de outubro com uma expressiva alta de 4,42%, a segunda melhor marca do ano até então. O Ibovespa também teve um bom mês, com alta de 3,66%. Com esses resultados, voltamos a superar o Ibovespa, dessa vez em 0,76 ponto percentual, e a cumprir nosso objetivo primordial.

Duas importantes marcas foram conquistadas neste mês de outubro/13. Primeiro, voltamos a ampliar a nossa vantagem para o índice de referência, o Ibovespa, e agora estamos a 43,7 p.p. de distância do principal índice da Bolsa de Valores brasileira. O outro importante ponto superado foi o que marca o topo dos resultados acumulados dos nossos investimentos pelo Método GRIFO. Ao final deste mês de outubro/13, o nosso método fundamentalista de escolha de ações atingiu valorização acumulada desde o início de junho/12, quando começamos o acompanhamento pelo blog, de 43,3%, finalmente superando a marca que tinha sido estabelecida ao final do mês de abril/13. Nesse mesmo período de dezessete meses, o Ibovespa ficou praticamente no mesmo patamar, acumulando perdas de 0,4%.

O rendimento acumulado de nossas Carteiras Recomendadas pelo Método GRIFO é equivalente hoje a uma valorização média mensal de 2,14%, ou 28,9% ao ano! Isso num período em que o Ibovespa ficaria, numa média mensal, praticamente imóvel, perdendo 0,03% ao mês, o que é equivalente a 0,3% de perda ao ano.

Considerando-se somente os últimos doze meses, o nosso Método GRIFO de investimento em ações teria rendido 21,7%, enquanto o Ibovespa, no mesmo período, teria amargado 4,9% de desvalorização.

O gráfico de linhas, abaixo, evidencia que após 4 meses de recuperação, conseguimos eliminar totalmente os efeitos da queda do bimestre maio/junho de 2013, voltando a atingir topo histórico. O Ibovespa tem sofrido mais para se recuperar, não conseguindo ainda atingir o mesmo nível do final do mês de abril, embora se observe que o período de baixa do Ibovespa se iniciou muito antes, em janeiro/13 e se estendeu por todo o primeiro semestre deste ano. Então, a distância do Ibovespa para seu topo ao final de dezembro/12, ainda é bastante considerável.

image

O gráfico de barras traz mais um mês no positivo, o décimo quarto em dezessete, e mais um mês em que a barra verde (Método GRIFO) supera a barra azul (Ibovespa), também pela décima quarta vez em dezessete.

image

O Ibovespa agora deve tornar-se uma meta mais difícil de se bater, com a saída da OGX (OGXP3) do índice, que com sua imensa desvalorização vinha deixando o Ibovespa mais abatido. A empresa tinha um peso que correspondia a aproximadamente 3% do Ibovespa.

A despeito disso, continuamos com boas perspectivas para este trimestre, que entra agora em seu momento mais crucial, onde aparecem os reflexos das divulgações dos resultados trimestrais das empresas componentes da nossa Carteira Recomendada. Esperamos muita ação nesse mês de novembro/13!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...