Pages

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Resultados – 07/09/2013

 

Carteira do Trimestre Set/Out/Nov de 2013 – Resultados de 01/09/2013 a 07/09/2013


A sexta composição da Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO começou numa semana de grande otimismo, de forma oposta ao que se viu no início do trimestre passado. Nesta primeira semana de setembro/13 o Ibovespa disparou com incríveis 7,47%! Uma alta semanal como esta não havia acontecido desde o início do acompanhamento do nosso blog, em junho do ano passado. Na verdade, essa é a maior alta semanal desde outubro de 2011.

Com tanta euforia no Ibovespa ficou muito difícil acompanhar o índice de referência. Na verdade, somente com o gap de abertura das ações na segunda-feira (02/09/2013), quando fiz a compra dos ativos da carteira deste trimestre, já ficamos 0,73 ponto percentual atrás do Ibovespa. Ao longo do dia essa desvantagem foi aumentando e continuou a subir durante a semana. No fechamento de sexta-feira, nossa Carteira Recomendada havia se valorizado 3,98%, ficando 3,49 p.p. atrás do Ibovespa. Essa defasagem inicial complicou bastante a tarefa de alcançar a nossa meta de ter um resultado melhor que o índice referencial da Bolsa de Valores de São Paulo no trimestre, pois já partimos muito atrás. Pelo menos, embora não sirva de consolo para o objetivo de nossa carteira ativa, parece que o bom humor voltou aos mercados.

No resultado acumulado desde o início do blog, em junho/12, o Ibovespa ainda continua apresentando perdas, mas que foram reduzidas para apenas 1,4%. Já o Método GRIFO acumula 31,8% de ganhos, uma vantagem que cai para 33,2 p.p. sobre o índice de referência, o que ainda é bastante representativo. Equivalente a uma valorização média de 1,83% ao mês da Carteira GRIFO contra uma desvalorização média de 0,09% a.m. do Ibovespa, uma diferença de 1,92 p.p. mensais em favor do GRIFO.

Também de forma inversa ao início do trimestre passado, somente quatro empresas terminaram a semana no vermelho dentre as vinte relacionadas em nossa Carteira Recomendada. A precisão ficou, portanto, em 80%. Os maiores destaques foram as ações da MRV Engenharia (MRVE3) que subiram 11,4%, seguindo no embalo do trimestre anterior, e os papéis da Brasil Brokers Participações (BBRK3), empresa entrante nesta sexta composição, que subiram 10,8%.

Dentre aquelas poucas que caíram na semana, as ações que mais sofreram foram as da Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3), que se desvalorizaram 1,4% na semana.

O quadro resumo, que volta a apresentar o azul como sua cor predominante, ficou assim:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...