Pages

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Resultados – 24/08/2013

 

Carteira do Trimestre Jun/Jul/Ago de 2013 – Resultados de 01/06/2013 a 24/08/2013

 

Chegamos à penúltima semana de acompanhamento desta que é a quinta Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO. E nesse trimestre a "coisa tá feia". Esta foi mais uma semana, a terceira consecutiva, em que perdemos para o nosso índice de referência, o Ibovespa.

O Ibovespa segue em sua recuperação e obteve sua terceira semana consecutiva de alta, dessa vez se valorizando 1,28%. Já a nossa Carteira Recomendada apresentou nova queda, de 0,24%, ficando, portanto, 1,52 ponto percentual abaixo do principal índice da Bolsa de São Paulo.

Com isso, mais recordes negativos aparecem no trimestre. Nunca antes havíamos perdido para o Ibovespa por três semanas consecutivas. E como consequência disso, estamos na maior distância em que já ficamos atrás do índice de referência: 4,4 p.p. Enquanto o Ibovespa segue recuperando-se e já apresenta no acumulado desde o início de junho/13 uma queda de apenas 2,5%, a Carteira GRIFO não tem conseguido manter o ritmo de recuperação e continua bem atrás, com 6,9% de perdas no mesmo período.

A grande vilã desta semana foi a Eternit (ETER3). E novamente em razão de polêmicas em torno do amianto. A empresa de materiais de construção foi duramente afetada pela notícia de que o Ministério Público do Trabalho teria ajuizado uma ação civil pública com pedido bilionário por dano moral coletivo, como informa o Portal O Globo Economia. A repercussão do caso foi muito ruim e as ações foram duramente afetadas, como mostra matéria do Portal InfoMoney, fechando a semana com perdas de 11,6%.

Já como destaque positivo, novamente brilharam as ações da MRV Engenharia (MRVE3), que subiram mais 8,9% nesta semana. Com isso, a MRV se isola na liderança da Carteira Recomendada GRIFO do Trimestre, apresentando alta acumulada desde o início de junho/13 de 26,7%.

Apesar da alta desta semana (+1,4%) as ações da Direcional Engenharia (DIRR3) continuam a ser as lanterninhas da Carteira do Trimestre, apresentando desvalorização de 28,0% no acumulado do trimestre. Pouco acima estão as ações do Banco Daycoval (DAYC4), que tem perdas de 22,5% e da Saraiva Livreiros Editores (SLED4), que já caíram 21,0% no mesmo período.

A precisão da Carteira Recomendada deste Trimestre teve nova queda, com a saída da Even Construtora e Incorporadora (EVEN3), que caiu 5,2% na semana, deixando o lado positivo. A precisão agora passa a ser de apenas 18%.

Na semana que vem, finalmente esse trimestre chegará ao fim. E deve terminar como sendo o primeiro em que perdemos para o Ibovespa (não atingindo, portanto, o nosso objetivo) e o primeiro em que teremos prejuízo. Esperamos que a maré de azar passe com ele e que no próximo trimestre os bons ventos voltem a soprar.

E, por enquanto, o quadro resumo está assim:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...