Pages

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Resultados – 10/08/2013

 

Carteira do Trimestre Jun/Jul/Ago de 2013 – Resultados de 01/06/2013 a 10/08/2013


Após a pequena ressaca da semana passada, retomamos a alta com mais uma semana de belos resultados para o Ibovespa. O principal índice do Mercado de Ações brasileiro fechou a semana em alta de 2,89%, enquanto nossa Carteira Recomendada do Trimestre teve um desempenho um pouco mais modesto, terminando com ganhos de 2,04%.

Mais uma vez, a alta do Ibovespa é mais agressiva, e com esses 0,85 pontos percentuais de vantagem nesta semana, a diferença para o acumulado cai para apenas 0,7 p.p.. O Ibovespa marca agora 6,8% de queda desde o início do mês de junho/13, enquanto a Carteira Recomendada pelo Método GRIFO para esse mesmo trimestre acumula perdas de 6,1%.

Arriscando-me um pouco na Análise Técnica, é interessante notar que com os movimentos das últimas semanas foi confirmado nos gráficos semanais, tanto do Ibovespa quanto no de nossa Carteira Recomendada (que por sinal, estão andando bem juntos, com correlação de 91,5%, frente aos 84,4% da média histórica), uma figura muito típica de reversão de tendência de baixa, o chamado Ombro-Cabeça-Ombro (OCO) Invertido. Ele está lá, bem delineado, inclusive com o ombro da direita numa posição mais elevada e a linha de pescoço ascendente. Resta saber se trará mesmo a reversão.

Com a queda diminuindo no acumulado do trimestre, as ações começam a emergir da linha do zero. Esta semana atingimos uma precisão de 29% na nossa Carteira Recomendada, marca modesta, mas que ainda não havia sido alcançada neste trimestre. Outras quatro empresas se juntaram à Kepler Weber (KEPL3) no lado positivo da tabela. Essas empresas foram a Even Construtora e Incorporadora (EVEN3), a MRV Engenharia (MRVE3), a Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3) e a Vale (VALE5).

Nesta semana foram divulgados os resultados do 2º Trimestre de 2013 para sete das dezessete empresas que compõem nossa Carteira Recomendada: Direcional Engenharia (DIRR3) no dia 05, Vale (VALE5) no dia 07, Banco Daycoval (DAYC4) e Eternit (ETER3) no dia 08, e Banco ABC Brasil (ABCB4), Petrobras (PETR4) e Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3) no dia 09. Todas as outras dez divulgarão seus resultados na próxima semana.

Com isso, esperamos movimentos mais abruptos nas próximas semanas, possivelmente de modo análogo ao que vivenciamos nesta semana.

A MRV Engenharia (MRVE3) foi uma dessas empresas em que houve forte movimentação nesta semana, despontando como o maior destaque positivo, e revertendo o quadro da semana anterior. As ações da construtora dispararam 14,6%. Com isso, A MRV Engenharia deixou para trás outros concorrentes e assumiu a primeira colocação do ranking do trimestre, apresentando valorização de 11,9% em suas ações desde o início de junho/13.

Na outra ponta, temos outra construtora, a Direcional Engenharia (DIRR3). A empresa, que já vinha mal, na lanterna do ranking do trimestre, divulgou seus resultados não muito animadores no início da semana, o que provocou a reação do mercado que derrubou o preço de seus papéis em 10,2%. Apesar do recorde de receita líquida e aumento do lucro, a Direcional teve sua Margem Bruta fortemente afetada devido ao volume de distratos (cancelamento de vendas) e pela concessão de descontos na comercialização de unidades para a redução de estoques nos mercados em que a construtora avaliou ser melhor reduzir suas operações. Mas a empresa está tomando providências para evitar que isso se repita novamente no futuro, como relata o vice-presidente da companhia em entrevista ao Valor Econômico.

Com mais esse golpe, a empresa se aprofunda ainda mais na última colocação do ranking trimestral, acumulando desde junho/13 uma desvalorização de 27,3% em suas ações.

Com a divulgação dos primeiros resultados do 2T13, o quadro resumo ficou assim:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...