Pages

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Resultado – 14 meses (Julho/13)


Completamos o décimo quarto mês de acompanhamento pelo nosso blog do Método GRIFO de investimento em ações, sendo o segundo mês de nossa quinta Carteira Recomendada Trimestral. Os últimos meses foram difíceis e, apesar de ter sido este um mês de respiro, o resultado não foi dos melhores.

Depois de seis meses consecutivos de queda do Ibovespa, incluindo aí o terrível mês de junho/13, onde o índice de referência do Mercado de Ações brasileiro despencou 11,3%, a nossa Bolsa de Valores finalmente respira aliviada, terminando este mês de julho/13 com alta de 1,64%.

Saindo um bocado da minha zona de conforto, me arriscarei no campo da “futurologia”. Será esse o início de uma reversão de tendência ou somente um repique em resposta à expressiva queda do mês anterior? Difícil saber. A Bolsa de Valores está notadamente em um nível baixo, mas o resultado das empresas também vem minguando, de forma que temos hoje uma relação P/L equivalente àquela existente há um ano e meio, quando o Ibovespa orbitava os 55.000 pontos. Ou seja, não estamos tão embaixo assim.

Acredito que os resultados do 2º Trimestre de 2013, que já começaram a ser divulgados, serão decisivos para essa definição. Uma melhora no desempenho das empresas deve dar força suficiente aos touros para desencadear uma retomada do índice. Caso os resultados continuem fracos, o Ibovespa deve continuar vacilando entre os 45.000 e 50.000 pontos.

Nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO também apresentou alta, após dois meses seguidos de baixa. Mas como já adiantamos no primeiro parágrafo, o resultado não foi bom em relação ao nosso índice de referência, o Ibovespa. A Carteira GRIFO teve uma alta de somente 0,25%, ficando, portanto, 1,38 pontos percentuais abaixo do principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo. É a segunda vez dentre esses quatorze meses em que perdemos para o Ibovespa, e por pouco esse não foi o nosso pior resultado relativo.

No acumulado ao longo de todo esse período, as Carteiras Recomendadas pelo Método GRIFO apresentam uma valorização de 24,8%, equivalente a um rendimento mensal de 1,60%. Já o Ibovespa, no mesmo período, apresenta desvalorização de 11,5% (equivalente a -0,87% ao mês), resultando numa diferença do Método GRIFO para o índice de referência de 36,3 p.p., diferença essa que cai pelo segundo mês consecutivo, depois de já ter sido igual a 38,8 p.p. Essa diferença, no entanto, ainda é considerável, equivalente a 2,46 p.p. no resultado médio mensal.

Considerando somente os últimos doze meses, as Carteiras Recomendadas pelo Método GRIFO apresentaram alta de 15,8%, enquanto o Ibovespa apresenta queda de 14,0%.

O gráfico de linhas mostra que as carteiras ainda estão muito próximas do último fundo, com pouca diferença em relação à posição do mês anterior.

image

O gráfico de barras também mostra o pequeno avanço do último mês, frente às barras bastante esticadas dos meses anteriores, de queda.

image

O longo caminho até a independência financeira passa, inevitavelmente, por alguns tropeços. Felizmente, eles ainda são poucos, foram só dois entre os quatorze meses em que estivemos abaixo do Ibovespa. Continua inalterada minha confiança no Método GRIFO, a despeito do objetivo de superar o Ibovespa não ter sido atingido neste mês de julho/13.

Minhas expectativas são de que ao serem apresentados os resultados das empresas componentes de nossa Carteira Recomendada deste Trimestre, o que começará a ocorrer no dia 08 de agosto, iniciará uma recuperação em relação ao Ibovespa, o que nos colocará novamente dentro do objetivo de superação desse índice de referência do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...