Pages

domingo, 23 de junho de 2013

Resultados – 22/06/2013

 

Carteira do Trimestre Jun/Jul/Ago de 2013 – Resultados de 01/06/2013 a 22/06/2013

 

Terceira semana do trimestre iniciado neste mês de junho e o pânico continua. E essa semana foi horrenda, trágica para a nossa Carteira Recomendada. Desde o início do blog, há mais de um ano, essa foi a pior semana para o Método GRIFO. O valor dos ativos em nossa carteira despencou incríveis 5,38%! A Carteira Recomendada também voltou a perder para o Ibovespa, que também caiu feio: 4,61%.

Ao longo dessas últimas três semanas de desespero, o Ibovespa já caiu 12,1%. Com o rendimento da Carteira Recomendada menor que o índice de referência nesta semana, a diferença entre eles caiu para 1,9 pontos percentuais. O desempenho de nossa Carteira Recomendada nesse período é só um pouquinho melhor, mas não menos terrível, apresentando queda de 10,2%.

No acumulado desde o início de junho de 2012, o Ibovespa fez nova mínima histórica, contabilizando agora uma desvalorização de 13,6%. O acumulado da Carteira Recomendada pelo Método GRIFO vem perdendo terreno rapidamente, e essa já é a quarta semana consecutiva de baixa, mas ainda sustenta uma marca interessante de 23,0% de valorização. No entanto, a última vez que estivemos abaixo dessa marca foi na semana terminada em 15 de dezembro de 2012, ou seja, a queda das últimas quatro semanas já comeram nossos rendimentos dos últimos seis meses.

Nessa semana somente uma empresa teve resultado positivo. Isso mesmo, apenas uma. E ela foi a Vale (VALE5). As ações da mineradora subiram 0,6%, o que foi uma grande vitória na turbulência da semana. A proposta do novo marco regulatório da mineração foi lançada na terça-feira, dia 18/06, pela presidente Dilma Rousseff. O novo marco regulatório do setor, embora preveja que a cobrança dos “royalties” dos minérios seja feita sobre a receita bruta das mineradoras e não mais sobre a líquida e, além disso, que as alíquotas deverão ser elevadas para a maior parte dos minérios, deixa mais claras algumas regras sobre a exploração, o que animou o setor. Talvez a forma como as novas regras foram propostas, por meio de projeto de lei em vez de via medida provisória, como aconteceu com o petróleo, também tenha sido um bom sinal ao mercado de uma postura menos impositiva do Governo Federal.

Já pelo lado negativo foi uma festa! Se traçarmos uma linha de corte… digamos em –6,5%… mesmo assim, tivemos oito empresas abaixo desse patamar. Cyrela Brazil Realty (CYRE3) e Eternit (ETER3) caíram 6,7% cada uma, a MRV Engenharia (MRVE3) caiu 7,2%, Direcional Engenharia (DIRR3) perdeu 7,5%, CTEEP – Transmissão Paulista (TRPL4) caiu 7,7%, o Banco do Brasil (BBAS3) amargou perdas de 7,9%, o Banrisul (BRSR6) de 8,2% e, por último, a Petrobras (PETR4) que caiu 8,9%. Os papéis da petrolífera foram bastante penalizados com a forte alta do dólar nesta semana, que provavelmente fará estragos em seu balanço do 2º Trimestre de 2013. A desvalorização cambial tem efeito adverso no resultado da companhia, já que hoje ela importa cerca de três vezes e meia seu volume de exportações, além de possuir aproximadamente três quartos de suas dívidas atreladas ao dólar. A disparada da moeda estrangeira também piora a situação da defasagem nos preços dos combustíveis praticados no mercado interno. Atualmente, a Petrobras está vendendo gasolina cerca de 20% abaixo dos preços internacionais, e o diesel, 16,6% abaixo.

Com mais essa queda, as três últimas empresas que restavam no azul, Even (EVEN3), MRV Engenharia (MRVE3) e Paraná Banco (PRBC4) também entraram no vermelho, levando a precisão de nossa carteira a 0%, ou seja, todas as ações em que investimos nesse trimestre iniciado nesse mês de junho estão mostrando desvalorização em relação aos preços de compra. O Paraná Banco (PRBC4) retomou a liderança da Carteira Recomendada, sendo a empresa que menos desvalorizou-se no período, com queda de 1,8%. Em seguida, resultado da alta desta semana, aparece a Vale (VALE5), com queda de 2,1%. Três empresas já apresentam desvalorizações superiores a 15% neste período. A Direcional Engenharia (DIRR3) continua na lanterna, com desvalorização de 18,8% em seus papéis. A Petrobras (PETR4) também continua com a penúltima colocação, com queda de 18,2% e o Banco do Brasil (BBAS3) está pouco à frente, com queda de 15,8%.

E assim, nosso quadro resumo parece que está “naqueles dias”:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...