Pages

domingo, 9 de junho de 2013

Resultados – 08/06/2013


Carteira do Trimestre Jun/Jul/Ago de 2013 – Resultados de 01/06/2013 a 08/06/2013


A quinta Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO começou de maneira desastrosa. Tivemos o pior desempenho semanal de toda a história do nosso blog, piorando ainda mais a marca da semana passada; uma queda de 3,66% somente nessa primeira semana de junho/13. E dessa vez, não temos nem mesmo o consolo de dizer que “pelo menos ficamos melhores que o Ibovespa”. O índice de referência da Bolsa de São Paulo também teve uma queda acentuada, mas um pouco menos drástica que a nossa, fechando a semana com –3,54%.

Com mais essa semana de queda, no acumulado, o Ibovespa já mergulha para 5,3% de desvalorização desde o início do acompanhamento do blog Método GRIFO, no início de junho do ano passado. O Método GRIFO caiu para 32,0% de valorização. A diferença para o Ibovespa caiu mais um pouco, e agora é de 37,3 pontos percentuais (essa diferença havia superado 39 p.p. em meados de abril/13).

Nesta semana, apenas quatro das dezessete empresas da nossa Carteira Recomendada terminaram no positivo. Dentre elas, destacamos as duas novidades da Carteira Trimestral, que ficaram com os dois melhores resultados. A Kepler Weber (KEPL3) se segurou com a notícia do novo Plano Agrícola lançado pelo Governo Federal que traz, entre outras medidas, uma linha de crédito para a construção de novos armazéns. Vão ser disponibilizados R$ 25 bilhões para a construção de armazéns privados no país nos próximos cinco anos, com prazos e juros facilitados. A notícia foi muito bem recebida no setor, como mostra a reportagem do Jornal Zero Hora, inclusive com o depoimento do Olivier Colas, vice-presidente da Kepler Weber. Com isso, a empresa terminou a semana com valorização de 1,6%. Mas a campeã da semana foi o Paraná Banco (PRBC4), que subiu 1,8%, mesmo sem nenhuma notícia relevante.

Pelo lado negativo, as construtoras novamente decepcionaram, abarcando as três últimas colocações da semana. A Helbor (HBOR3) teve perdas de 8,1%, a Direcional Engenharia (DIRR3) de 8,2% e, já cativa na lanterna da nossas Carteiras Recomendadas, a última colocada foi novamente a MRV Engenharia (MRVE3), que perdeu 9,3% na semana. E isso após finalizar o trimestre passado com 44,4% de desvalorização. A empresa já está em seu pior nível desde abril de 2009. As empresas do Setor de Construção e Engenharia continuam muito desvalorizadas, e por isso elas estão em nossa Carteira Recomendada, no entanto, o Mercado não mostra sinais que deve corrigir essa discrepância no curto prazo.

Com essa queda já na primeira semana da Carteira Recomendada, a nossa precisão caiu para seu menor nível histórico, de 24%, com somente quatro empresas valorizando-se no período. O quadro resumo está bem vermelho, vejam:

image

2 comentários:

  1. Rodrigo, o momento é complicado mesmo. Acredito que não tem ngm que se deu bem na semana passada, ninguem mesmo.
    Acho ser uma questão mais macro, economia em geral esta uma merda, o governo de mau a pior e a confiança do estrangeiro só diminui ( ou despenca ).
    O negócio é esperar passar esse mau humor e rezar para que passe logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que eu não vejo essa melhora acontecendo cedo não.
      O que me preocupa não é o Mercado de Ações estar despencando, e sim o desempenho das empresas.
      Tanto que você vê que apesar de toda a queda ocorrida nos últimos tempos, a relação P/L do Ibovespa ainda está elevada.
      Não é à toa que os estrangeiros estão ressabiados conosco.
      Mas vamos esperar a maré passar. Mesmo que demore, sempre passa. E se gerenciarmos adequadamente os riscos, estaremos ainda aqui quando o tempo abrir.

      Excluir

Deixe seu comentário...