Pages

domingo, 2 de junho de 2013

Resultado – 12 meses (Maio/13)


Ao fim deste mês de maio, finalizamos o acompanhamento de nossa quarta Carteira Trimestral Recomendada e completamos o primeiro ano de acompanhamento do Método GRIFO pelo nosso blog!

O saldo final depois deste um ano de investimentos e de quatro composições trimestrais de carteiras recomendadas foi bastante positivo: 37,0% de valorização!

O mês de maio foi terrível! O pior desses doze meses de acompanhamento! O Mercado de Ações sofreu muito com decepções em relação ao PIB, alta na taxas de juros, crescimento abaixo da expectativa na indústria e nos serviços, cenário internacional ainda incerto, pressão inflacionária, desvalorização do Real frente ao Dólar… Tudo de ruim. Com isso, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, fechou em queda pelo quinto mês consecutivo. E dessa vez, a queda foi feia: 4,30%! Foi a pior queda nesse nosso período de acompanhamento de um ano pra cá.

Com mais essa queda, o desempenho acumulado do Ibovespa ao longo desses doze meses acabou entrando no vermelho. O índice atingiu seu ponto mais baixo nessa trajetória, e agora acumula perdas de 1,8% em relação ao seu nível do início de junho de 2012.

O desempenho de nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO nesse mês de maio também foi um horror. Nossa cesta de ações desvalorizou-se 2,33% ao longo do mês, marcando, da mesma forma que o nosso índice de referência, o seu pior resultado mensal desde o início do acompanhamento pelo blog um ano atrás, superando as perdas do mês de outubro de 2012 que era até então o nosso único mês de perdas. Mesmo assim, podemos nos gabar de ter superado o Ibovespa em 1,97 pontos percentuais neste mês.

Mas nem mesmo essa queda acentuada conseguiu tirar o brilho do nosso primeiro aniversário. Nos últimos doze meses, enquanto o Ibovespa ficou no azul somente em cinco meses, nós ficamos positivos em dez. Superamos o nosso índice de referência em onze dos doze meses, como pode ser visualizado no gráfico de barras abaixo:

image

Terminamos o período de um ano com uma valorização de 37,0%, o que equivale a uma média de 2,66% ao mês, enquanto o Ibovespa terminou no acumulado com um prejuízo de 1,8% (equivalente a –0,15% ao mês). Terminamos com uma diferença espantosa de 38,8 pontos percentuais, muito maior do que aquela proposta no início do blog. Essa diferença recorde, e sua evolução, pode ser contada pelo gráfico abaixo:

image

Fechando essa pequena retrospectiva, algumas curiosidades: ao longo desses doze meses, passaram por nossas Carteiras Trimestrais Recomendadas 31 ações diferentes. Dessas, tivemos ganhos em 26; somente 5 ações ficaram no prejuízo. As quatro composições trimestrais recomendadas tiveram em média 19 ações, e 11 empresas, ou seja, cerca de 58% da carteira, estiveram representadas em todas as quatro Carteiras.

A empresa que mais nos fez chorar nesse período todo foi a Rossi Residencial (RSID3), que perdeu 29,4% do seu valor enquanto a possuíamos. E a empresa que mais nos deu alegrias no período foi a Grendene (GRND3), que valorizou-se 95,4% enquanto em nossas carteiras. Todas as quatro Carteiras Recomendadas cumpriram o objetivo estabelecido no início do blog, de superar o Ibovespa.

E o nosso objetivo se mantém para os próximos doze meses: superar o índice de referência do Mercado de Ações brasileiro, o Ibovespa. É um objetivo aparentemente despretensioso, mas é bastante complicado de ser alcançado. E acreditamos ser suficiente; que essa é a direção a seguir para a independência financeira.

Nas próximas postagens trarei a análise final do Trimestre Mar/Abr/Mai de 2013 e a nova composição da Carteira Recomendada para o Trimestre Jun/Jul/Ago de 2013.

Para finalizar, o acompanhamento de minha carteira real: neste mês, como o resultado foi negativo, o efeito do pequeno montante parado na conta da corretora serviu para amenizar a queda, e nossa carteira real desvalorizou-se um pouco menos que a teórica: 2,28%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...