Pages

sábado, 16 de março de 2013

Resultados – 16/03/2013

 

Carteira do Trimestre Mar/Abr/Mai de 2013 – Resultados de 01/03/2013 a 16/03/2013

 

Após duas semanas de alívio (alta) na Bolsa de Valores, o Ibovespa voltou a fechar a semana com expressiva queda de 2,7%. Nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO também cedeu bastante, mas perdeu menos que índice de referência, caindo 1,6%. Com esse resultado, voltamos a abrir diferença para o Ibovespa em mais 1,1 ponto percentual. Essa diferença já está em 1,9 p.p. em favor do GRIFO no trimestre. No acumulado desde o início do acompanhamento pelo blog, em junho de 2012, a diferença para o Ibovespa superou pela primeira vez os 30 p.p. (+34,5% para o GRIFO contra +4,4% do Ibovespa).

Com a queda desta semana, o Ibovespa também voltou ao terreno negativo, contando do início do mês, e caindo até um pouco abaixo da marca do dia 1º de março. Agora as perdas no índice são de 0,8% no período. Já a Carteira Trimestral do Método GRIFO apresenta alta de 1,1% no mesmo período.

Outras três ações ações entraram no vermelho nesta semana: Banrisul (BRSR6), Cyrela Brazil Realty (CYRE3) e Direcional Engenharia (DIRR3). Com essas, já são dez as empresas que apresentam perdas e a precisão da Carteira Recomendada Trimestral já cai para 50%.

Os maiores destaques dessa semana foram exatamente os mesmos da semana anterior. Na ponta positiva, as ações da Petrobras (PETR3) voltaram a ser as que mais se valorizaram na semana, com ganhos de 6,6%. A desaceleração da inflação (IPCA) na primeira prévia de março e o anúncio da desoneração de PIS/COFINS de itens da cesta básica, deram a impressão ao mercado de que a pressão inflacionária pode estar cedendo, o que abre caminho para possíveis novos reajustes de combustíveis, diminuindo o déficit da Petrobras no setor de abastecimento. Com mais essa alta, as ações da Petrobras (PETR3) despontam ainda mais na liderança da Carteira GRIFO, e já se valorizaram 23,5% desde o início do mês.

As ações da Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3) também foram destaque positivo na semana, apresentando alta de 6,0%. A Eternit (ETER3), divulgou seus resultados nesta semana (sexta-feira, 15/03) e suas ações subiram 2,2%.

O destaque negativo voltou a ser as ações da MRV Engenharia (MRVE3), que caiu mais 10,8% na semana, em decorrência da decepção do mercado com a divulgação dos seus resultados do ano de 2012, na quinta-feira (14/03). O mercado puniu severamente a empresa e dentro da Carteira Recomendada deste Trimestre, a MRV (MRVE3) já vai ficando muito distante na lanterna, acumulando 21,0% de perdas.

O quadro resumo agora está assim:

image

4 comentários:

  1. Bom dia Rodrigo!
    Td tranquilo?
    Trabalhando muito?

    Eu acredito que vc ja deve ter visto essas palestras do Lirio Parisotto, mas gostaria de compartilhar aqui, pois achei show de bola:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fwDkXW4RiGM

    Expomoney 2011
    http://www.youtube.com/watch?v=P_3ddRNhUCI

    Movido a lucro e nao a cotacao
    http://www.youtube.com/watch?v=QaL6K2uKt5Q

    Continuo acompanhando semanalmente sua carteira e pra variar tenho uma dúvida.
    Com relação a (MRVE3), o grande carrasco da carteira, não seria a hora de realizar prejuízo e partir para outra, ou aumentar a participação em alguma que esta bem? Ou vc acredita em uma virada desse papel?

    Comprei PETR4, HYPE3, ETER3 e aumentei um pouco em GRND3.

    Não sei se vc ve da mesma forma, mas PETR4 e HYPE3, praticamente são azarões.
    HYPE3 ta com PL 52,4 e isso vai contra ao que estou aprendendo. Mas se vc olhar com relacao a lucro, mercado, grafico semanal em clara tendencia de alta e mkt share fica difícil não apostar nessa empresa no curto prazo.
    Ela é parecida com a Grendene e acredito numa possibilidade grande em acontecer a mesma coisa com a Grendene. Tomara!!!

    Eu não sei se fiz certo, mas comprei e já coloquei um stop gain e pretendo ficar 3 meses apenas com a empresa na carteira, pois o PL dela me preocupa a longo prazo...

    (PETR4) também, essa vai depender de notícias e mercado mesmo. Apesar do PL ser bom, sabemos que o combustível usado pela petrolífera(importado) é mais caro que o vendido. A queda no longo prazo parece ser certa, mas no curto prazo ao que tudo indica, o mercado vai trabalhar em uma pequena alta. Também coloquei stop gain nesse papel. (Será que sou otimista? só coloco stop gain's, hahahha)

    Mas é isso meu caro! Um abraço e uma ótima semana!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André!

      Tudo bem, e você? Estou trabalhando um bocado sim, como sempre. Mas lutando pra sair da "corrida dos ratos" e fazer o dinheiro trabalhar por mim. Ainda é um objetivo distante, mas estou caminhando em sua direção.

      Essas palestras são muito boas! Lírio Parisotto é o cara. Obrigado por compartilhar.

      Sobre a MRV (MRVE3), acho que seria esse o caso (realizar o prejuízo) se o resultado tivesse sido realmente catastrófico. Mas não foi isso que eu vi. Na minha opinião o mercado está reagindo exageradamente e eu acredito na volta a normalidade em algumas semanas.

      Mesmo depois dos resultados do 4T12, a MRV ainda atende aos critérios do meu método. O P/L da empresa está muito atrativo (no setor de Construção Civil, só não é menor que da RDNI3 e EVEN3), suas margens vem diminuindo, mas ainda são boas. Dentro do setor é uma das empresas que tem o menor endividamento relativo e também mantém boa capacidade de pagamento (liquidez corrente).

      Portanto, ainda acredito numa virada. E se ela não ocorrer, nossa diversificação serve para isso. Já tivemos empresas com mais de 30% de desvalorização no trimestre que acabaram por não comprometer o resultado da Carteira como um todo.

      Hypermarcas (HYPE3) é uma aposta que eu, particularmente, não faria. Como nunca pesquisei melhor a empresa, não tenho muito a falar, mas seus indicadores sugerem preços muito esticados para os resultados que a empresa vem apresentando. E pelo menos nesse quesito (indicadores) ela é bem diferente da Grendene (GRND3).

      Já a Petrobras eu não considero como sendo azarão não. A cotação da empresa sofreu muito com essas intervenções do governo e a questão do preço dos combustíveis. Com isso, acho que novamente o mercado exagerou, e vejo seus papéis hoje bem baratos em relação ao que produz a empresa.

      É uma empresa com lucros gigantescos, que deve começar a retomar o crescimento da produção (com o pré-sal) e que vem sofrendo uma transformação de sua cultura por parte da nova liderança (Graça Foster) no sentido de buscar resultados e atingir metas. Ela continua dando lucro mesmo com o congelamento dos combustíveis (prejuízo imenso do Abastecimento) e com o investimento maciço que tem feito para viabilizar a exploração e produção do pré-sal.

      Eu vejo com mais clareza uma tendência de alta desse papel. Mas como você bem disse, é uma ação que é muito influenciada por notícia. Isso no curto prazo pode provocar mais distorções.

      Finalizando, só um comentário quanto aos stops. Cuidado em só limitar seus ganhos e não limitar seus prejuízos. Minha opinião é de que ou se utiliza ambos ou nenhum. Eu prefiro não utilizar qualquer stop.

      Abraços e boa semana pra você também!

      Excluir
  2. Show de bola!
    Falar com você é sempre uma aula para mim!

    Estou de olho na subida da HYPE3 assim que der uns 3% de rentabilidade eu caio fora dela e ja estou aproveitando o tempo pra procurar e estudar outro ativo com mais base fundamental e bons indicadores.

    Mas é isso, um abraço e vamos em frente.




    ResponderExcluir
  3. Opa, André!

    Valeu! Mas quem me dera estar nesse nível de dar aula. Por enquanto estou só estudando e experimentando. E postando aqui as experiências justamente para trocar informações com outros investidores.

    Depois me conta o que deu sua HYPE3. A propósito, antes tivesse seguido sua sugestão. A MRVE3 despencou hoje. Mas ainda assim vou insistir com ela. hehe

    Até mais!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário...