Pages

terça-feira, 5 de março de 2013

Resultado Final – 28/02/2013

Resultado Final da Carteira do Trimestre Dez de 2012/Jan/Fev de 2013, de 01/12/12 a 28/02/13


Virada de trimestre no meio da semana dificulta bastante as coisas. Passei a noite inteira de quinta-feira (28/02) para a sexta-feira (01/03) em claro para fazer o fechamento do trimestre e compor a nova Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO. Consegui finalizar já na hora de ir para o trabalho, o que impossibilitou que eu fizesse a postagem. Para completar, estou viajando desde sexta-feira (retorno na próxima sexta-feira, 08/03), o que atrasou ainda mais a publicação do Resultado Final do Trimestre e da Nova Carteira Recomendada.

Neste trimestre conseguimos repetir o feito do primeiro trimestre de acompanhamento do blog (Jun/Jul/Ago de 2012), onde batemos o índice de referência do Mercado de Ações, o Ibovespa, por mais de 10 pontos percentuais. E nesse último trimestre nosso resultado comparado foi ainda (pouco) melhor que naquele trimestre de estreia, quando batemos o Ibovespa por 11,54 p.p.; agora, conseguimos superar o Ibovespa em 11,74 p.p.!

Esse foi um trimestre de grande volatilidade. Em dezembro/12, o Ibovespa teve seu melhor mês desde o início de nosso acompanhamento, subindo mais de 6%. Em compensação, caiu nos dois meses seguintes, tendo no mês de fevereiro/13 o pior mês de todo o nosso período de estudo, caindo quase 4%. Com isso, os ganhos de dezembro de 2012 foram completamente anulados pelos dois meses seguintes.

Já a Carteira Recomendada pelo Método GRIFO apresentou um comportamento diferente. Em dezembro de 2012, que também foi nosso melhor mês até agora, nossa Carteira subiu forte, junto com o Ibovespa, principalmente no final do mês, no chamado “Rali de Natal”, marcando o recorde de 8,8% de alta naquele mês. Daí em diante, a Carteira comportou-se de maneira diferente do Ibovespa. Continuou o movimento de alta, embora muito lentamente, fazendo novos picos até o final de janeiro de 2013, fechando esse mês no positivo, apesar da queda do Ibovespa. No início de fevereiro, nossa Carteira começou a ceder ao cenário baixista, no entanto, numa velocidade muito menor daquela observada no índice de referência, segurando bastante a queda. Do início de janeiro/13 até a penúltima semana de fevereiro/13, podemos observar no gráfico mais abaixo que nossa Carteira ficou praticamente estável, enquanto o Ibovespa perdia 10 p.p.. Na última semana do mês de fevereiro/13, ainda conseguimos uma arrancada final, para fechar o trimestre no ponto mais alto da curva. Nossa Carteira GRIFO teve uma alta de 2,0% nessa última semana, fechando o mês com 1,9% de alta. O Ibovespa também teve uma leve recuperação na última semana desse trimestre (+1,3%), mas não foi suficiente para tirar o índice do vermelho.

Ao conseguir acompanhar os períodos de alta e se segurar nos períodos de queda, as ações recomendadas pelo Método GRIFO terminaram o trimestre com uma grande valorização, de 11,64%, enquanto o índice de referência, o Ibovespa, teve queda de 0,10%.

A média mensal de valorização de nossa Carteira Recomendada nesse trimestre foi de 3,84%, contra um Ibovespa praticamente estável (desvalorização de 0,04% ao mês, na média). Essa superação de 3,9 p.p. ao mês significaria, em termos anuais, numa valorização da Carteira Recomendada de 57,1%, enquanto o Ibovespa perderia 0,4%. Impressionante (embora acredite que essa diferença não é sustentável no longo prazo).

A precisão da nossa Carteira Recomendada esteve próxima de 95% durante mais da metade do período, mas acabou fechando em 74%, o que significa que apenas cinco dos nossos dezenove papéis fecharam o trimestre com prejuízo. Como o Ibovespa fechou próximo de zero, a precisão relativa é exatamente a mesma.

A empresa que foi o grande destaque deste trimestre foi uma estreante na Carteira GRIFO, a empresa de silos e armazenamento de grãos Kepler Weber (KEPL3). Ela teve 45,5% de valorização no período, mais de duas vezes o que valorizou a segunda colocada, Grendene (GRND3). Na outra ponta, a grande decepção desse trimestre foi novamente a construtora Rossi Residencial (RSID3), que apresentou queda de 14,6% no trimestre e é o destaque negativo pelo segundo trimestre em sequência.

Vejam como ficou o quadro resumo da Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO depois de transcorrido todo o período dessa carteira:

image

A seguir, apresentamos o gráfico de barras, com o desempenho semana a semana:

image

No gráfico acumulado, abaixo, é possível visualizar muito facilmente o comportamento descrito, onde fica evidente a estabilidade que a Carteira Recomendada conseguiu manter enquanto da queda do Ibovespa.

image

Novamente, a Carteira Recomendada pelo Método GRIFO apresentou um coeficiente de variação (Cv) muito inferior ao Ibovespa. Uma curiosidade dessa composição é que ela foi a que apresentou a menor correlação com o Ibovespa. Nesse trimestre, a correlação entre o Método GRIFO e seu índice de referência foi de apenas 71,9%.

Na próxima postagem, apresentaremos a nova Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO, que valerá para o período de março a maio de 2013. Lembro que apesar de não ter conseguido fazer a postagem da Carteira GRIFO ainda no dia 1º de março, sua composição já foi adiantada nos comentários da postagem com o Resultado Acumulado de 9 meses. Os mais curiosos podem dar uma olhada lá enquanto não sai o tópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...