Pages

domingo, 31 de março de 2013

Resultado – 10 meses (Março/2013)


Com a Semana Santa encerramos o mês de março de 2013, décimo mês de acompanhamento pelo nosso blog do Método GRIFO de investimentos em ações. Esse é o primeiro mês da quarta composição Trimestral da Carteira Recomendada.

O Mercado de Valores Mobiliários começou promissor neste mês de março/13, depois teve um miolo muito ruim, mas recuperou-se na última semana para fechar com um desempenho ainda ruim, mas nada catastrófico como foi o mês anterior. O Ibovespa teve perdas de 1,87% e fechou pelo terceiro mês consecutivo em queda.

Após esses três meses de baixas fortes, considerando desde o início do nosso acompanhamento pelo blog, em junho de 2012, o rendimento acumulado do Ibovespa está em apenas 3,4%, ou seja, com os resultados desse mês o Ibovespa ficou com rendimentos inferiores até mesmo aos do CDI (5,9%) e da Poupança (4,6%) no mesmo período.

Já nossas Carteiras Trimestrais Recomendadas pelo Método GRIFO tem mostrado uma substancial vantagem sobre o principal índice da Bolsa de Valores, mesmo nos períodos de baixa. No mês de março/13 não foi diferente e voltamos a fechar no positivo, a despeito da queda do Ibovespa. Nesse mês, a valorização de nossa carteira foi excelente: ficou em 2,45%!

Na contramão da sequência do Ibovespa, marcamos nosso quinto mês consecutivo de alta. No acumulado desde junho de 2012, o Método GRIFO de investimento em ações atinge a marca recorde nos fechamentos mensais de 36,3% de valorização. Com os 4,3 pontos percentuais que ganhamos do Ibovespa neste mês, a diferença no acumulado pula para 32,9 p.p. nesses dez meses!

Brincando um pouco com os juros compostos e transformando esse rendimento para mensal, seria equivalente a uma valorização de 3,14% ao mês do Método GRIFO contra somente 0,34% a.m. do Ibovespa, ou, anualizando, cerca de 4,1% ao ano do principal índice do Mercado de Ações e incríveis 45,0% a.a. do nosso método de investimento.

O “jacaré” continua abrindo sua boca no gráfico mensal acumulado com os rendimentos do Método GRIFO em confronto com o Ibovespa:

image

No gráfico de barras, podemos ver a estabilidade acima da linha do zero que estamos conseguindo ao longo desses meses:

image

Nesses dez meses de acompanhamento, após observar o Ibovespa em cinco meses de alta e cinco meses de queda, enquanto o Método GRIFO apresentou nove meses de alta e apenas uma queda (em outubro de 2012), fico bastante convencido da confiabilidade do método desenvolvido e bastante feliz com a magnitude dos resultados que estamos apresentando. Espero que os leitores também tenham conseguido auferir algum rendimento com as recomendações que lançamos neste espaço.

Na minha carteira real, como no início do mês fizemos os ajustes da Carteira Trimestral, fizemos quatro vendas completas, cinco novas compras e mais seis operações de pequenas compras e vendas para os ajustes dos percentuais de cada papel. Os custos dessas quinze operações, somados ao efeito do dinheiro sem rendimento (saldo residual em conta), fez com que meu rendimento na vida real fosse novamente um pouco inferior à carteira teórica, e ficasse em 2,30% (contra os 2,45% da teórica).

6 comentários:

  1. Olá MG,

    Irá enviar o e-mail com a carteira? Caso tenha enviado, por favor reenvie pois tive problemas com a hospedagem neste mês de março, pode ser que tenha ficado na hospedagem antiga.
    Rentabilidade incrível, meus parabéns :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, GI!

      Sim. Acabei de enviar o e-mail pra você com a planilha atualizada. Caso não tenha recebido, é só me contatar que tentamos novamente.

      Obrigado pelos cumprimentos. Espero que a rentabilidade desse mês seja suficiente para me manter no 1º quartil do seu ranking, porque o nível lá é muito alto!

      Abraços!

      Excluir
  2. Saudades de vc manolo!
    Ta sumido!

    Td bem por aí?
    Espero que sim!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André!

      Passei o mês de abril viajando (férias) e o mês de maio foi uma correria doida no trabalho. Mas está tudo bem sim, obrigado por perguntar!

      Estou de volta e começo hoje a atualizar o blog.

      E como você está? E os investimentos?

      Abraços!

      Excluir
  3. Por favor, reveja o fundo do seu blog, está muito difícil de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Obrigado pela dica.

      Vou ver se consigo melhorar isso.

      Excluir

Deixe seu comentário...