Pages

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Resultado – 8 meses (Janeiro/13)


O primeiro mês de 2013 não foi muito bom para o Mercado de Capitais. Depois de um fabuloso mês de Dezembro, o Ano-Novo começou embalado, mas foi só a primeira semana. Depois disso começaram as realizações e o Ibovespa foi caindo, caindo, até encerrar o mês de Janeiro/13 com uma queda de quase 2%.

No entanto, para nossa Carteira Recomendada do Trimestre pelo Método GRIFO o mês de Janeiro/13 apresentou resultado positivo. Os ganhos foram modestos, mas são ganhos! Nossa Carteira GRIFO teve alta de 0,7%, ou seja, 2,6 pontos percentuais acima do índice de referência do mercado, o Ibovespa.

Com essa diferença, no acumulado desses oito meses de acompanhamento do Método GRIFO, nossas carteiras já abriram 20,9 p.p. do índice Ibovespa. Enquanto o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo subiu 9,7% neste período, o equivalente a pouco menos que 1,2% ao mês, as Carteiras Trimestrais Recomendadas pelo Método GRIFO apresentaram ganhos acumulados de 30,6%, o equivalente a 3,4% ao mês. Com isso, mantivemos nossa taxa média mensal 2,2 p.p. acima da taxa média do Ibovespa.

Esse é o gráfico comparativo dos desempenhos da Carteira GRIFO com o Ibovespa nesses oito meses de acompanhamento pelo nosso blog:

image


E o gráfico de barras com os resultados a cada mês está assim:

image


Vemos que nesses oito meses, o Ibovespa esteve positivo em cinco deles, e negativo em três. Já nossas Carteiras Recomendadas pelo Método GRIFO só apresentaram um mês com resultado negativo e teve ganhos nos outros sete meses, incluindo dois deles onde o Ibovespa teve perdas. Conseguimos bater o Ibovespa em sete dos oito meses! Seguimos firme nosso objetivo de ficar à frente do principal índice do Mercado de Ações.

A partir desse mês, divulgarei também meus resultados reais. Esses números tendem a ser um pouco piores que os resultados da carteira teórica, já que aparecem os descontos das corretagens, Imposto de Renda, taxas de custódia, etc. Além disso, também contabilizam o saldo da corretora, que é um dinheiro que fica parado (0%) e contribui em sentido inverso ao resultado do período, atenuando os números. No entanto, também é pouco o dinheiro que fica disponível em minha conta.

Neste mês de Janeiro/2013, os rendimentos de minha carteira real ficaram em 0,66%, contra 0,68% da carteira teórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...