Pages

domingo, 16 de dezembro de 2012

Resultados – 15/12/2012


Carteira do Trimestre Dez de 2012/Jan/Fev de 2013 – Resultados de 01/12/2012 a 15/12/2012


Nesta segunda semana da Carteira Trimestral tomamos uma verdadeira lavada do Ibovespa, nosso índice de referência. Com altas expressivas das empresas com maiores pesos na composição desse índice, como Vale e Petrobras, o Ibovespa continuou o forte movimento de alta iniciado na semana anterior e apresentou novamente uma forte alta, de 1,9%. Dessa vez, porém, nossa Carteira Recomendada não conseguiu acompanhar o índice e, pior, apresentou resultado negativo na semana, de 0,3%.

Uma diferença de 2,2 pontos percentuais abaixo do Ibovespa no resultado semanal é inédita, desde o início do acompanhamento do Método GRIFO pelo blog. E com ela, o Ibovespa não só tirou a diferença que nossa Carteira Trimestral havia imposto na primeira semana, como abriu uma vantagem de 1,2 p.p. no acumulado. Agora o Ibovespa acumula uma alta de 3,7% neste mês, contra alta de 2,5% da Carteira Recomendada pelo Método GRIFO.

A principal razão para o fraco desempenho da Carteira do Trimestre nessa segunda semana foram as quedas das principais ações das empresas do Setor de Construção e Engenharia. Tanto que as duas maiores baixas da Carteira nessa semana foram dos papéis da Cyrela Brazil Realty (CYRE3), que caíram 7,5% e da MRV Engenharia (MRVE3), que caíram 6,3%. A precisão da Carteira caiu de 79% para 74%, mas com várias trocas entre as empresas que entraram e saíram do vermelho.

Os destaques positivos da semana ficaram por conta das ações do Banco Pine (PINE4), que subiram 7,7% e, como já dissemos, das ações da Vale (VALE5), que subiram 7,5%. No entanto, no acumulado até o dia 15 de dezembro as ações que mostram as maiores altas são as da Kepler Weber (KEPL3), que já subiram 11,0%, seguida pelas ações das construtoras Helbor (HBOR3) e Rossi Residencial (RSID3), com altas de 10,5% e 8,8%, respectivamente. Os piores desempenhos acumulados são da Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3), que já caiu 4,0% e do banco Banrisul (BRSR6), que perdeu 3,2% até então.

Vejamos como ficaram os resultados de cada empresa componente de nossa Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO no quadro resumo:

image


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...