Pages

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Resultado Final – 30/11/2012


Resultado Final da Carteira do Trimestre Set/Out/Nov de 2012, de 01/09/12 a 30/11/12


Bem no final de semana em que fazemos o fechamento do trimestre e a recomendação da nova Carteira Trimestral, a Oi deixou-me dois dias sem telefone e Internet. Felizmente, a conexão voltou na noite do Domingo e com isso acho que ainda dá tempo de fazer as postagens antes do início do pregão de segunda-feira (até porque, além da publicação no blog, fechar esse estudo é importante porque eu também faço a troca dos meus ativos reais).

Com o fechamento da segunda Carteira Recomendada Trimestral publicada no blog do Método GRIFO, conseguimos novamente o objetivo de superar o índice de referência do Mercado de Ações, o Ibovespa, embora neste trimestre o tenhamos feito por uma margem bem apertada. Se dividirmos o período desse trimestre em seus três meses, podemos ver que no mês de Setembro, naquele que seria o único mês de alta forte desse trimestre, tivemos resultados desfavoráveis para a Carteira Recomendada em relação ao Ibovespa. A partir de Outubro, a Carteira conseguiu recuperar-se e, com isso, praticamente empatar seu desempenho acumulado ao do Ibovespa até esse mês. Já no último mês, Novembro, a Carteira Recomendada pelo Método GRIFO continuou a ter um desempenho melhor, e com isso, terminou à frente do índice de referência, cumprindo a meta e mostrando, mais uma vez, a boa fundamentação do Método.

Nesta última semana, tivemos uma valorização de cerca de 0,6%, ante uma pequena queda de 0,2% do Ibovespa. Com isso, a Carteira Recomendada pelo Método GRIFO fechou o trimestre de Setembro a Novembro de 2012 com 2,54% de valorização, enquanto o índice Ibovespa subiu apenas 0,71%, o que resulta numa diferença de 1,83 ponto percentual a favor do nosso Método.

A média mensal de valorização da nossa Carteira Trimestral dessa vez não foi tão impressionante quanto a do trimestre anterior, embora tenha sido uma boa média: 0,84% ao mês. Como comparação, o índice Ibovespa teve uma valorização equivalente a 0,24% ao mês. Ou seja, conseguimos superar o índice de referência em uma média mensal de 0,6 p.p.. Anualizando esses resultados, teríamos uma valorização de 10,54% ao ano para a Carteira Recomendada pelo Método GRIFO ante uma valorização anual de apenas 2,88% do Ibovespa.

A Carteira Recomendada fechou o trimestre com uma precisão de cerca de 59%, com dez dos dezessete ativos terminando com preços superiores aos da compra inicial. Esses dez ativos ainda ficaram acima do desempenho do índice Ibovespa e, portanto, a precisão relativa também ficou em 59%.

Os maiores destaques desse período foram as ações da Grendene (GRND3) que valorizaram-se 21,1%. Em seguida, aparecem as construtoras Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3) e a Direcional Engenharia (DIRR3), com altas de 17,2% e 16,5%, respectivamente. O grande prejuízo deste trimestre ficou por conta das ações da Rossi Residencial (RSID3), bastante prejudicadas pela piora dos resultados e cenários da empresa e, principalmente, pela oferta de aumento de capital a um preço bem inferior ao do mercado (R$ 4,00). Isso fez com que suas ações apresentassem uma queda de 30% no período considerado.

Segue o quadro resumo com o resultado final do trimestre Set/Out/Nov de 2012:

image
A seguir, apresentamos o gráfico do desempenho semanal de nossa Carteira Recomendada e do índice Ibovespa:

image
Embora o coeficiente de variação (desvio padrão/média) tenha apresentado números bem maiores nesse trimestre (o que é normal, já que a média ficou bem mais próxima de zero), ainda notamos um coeficiente de variação (Cv) na Carteira Recomendada pelo Método GRIFO bastante inferior ao do Ibovespa. A nossa Carteira Trimestral apresentou um Cv de 11,8, enquanto o Ibovespa apresentou Cv igual a 31,3. No gráfico abaixo fica claro o comportamento de menor volatilidade de nossa Carteira.

No resultado acumulado ao longo das semanas podemos visualizar mais claramente os três momentos que foram descritos no segundo parágrafo:

image
Outra característica interessante do comportamento da Carteira Recomendada pelo Método GRIFO durante este trimestre foi a grande correlação mostrada em relação ao índice Ibovespa, que foi de 96,1%! Essa é uma correlação muito forte, e bem maior que a apresentada no trimestre anterior, de 72,4%.

Já já trarei o resumo do mês (na coluna do Resultado Mensal Acumulado) e, em seguida, a nova composição da Carteira Recomendada pelo Método GRIFO, que valerá de Dezembro de 2012 a Fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...