Pages

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Correção de Dados

Amigos leitores do blog,

Fazendo o fechamento do ano de 2013, acabei percebendo que algumas contas não estavam batendo. Fiz um rastreamento completo e um novo levantamento dos dados de minhas planilhas e percebi duas fontes de erros nos cálculos e, consequentemente, nos dados aqui postados.

Pelo menos não foi uma surpresa tão desagradável assim quando eu conferi meus resultados na conta da corretora e descobri que meu percentual de ganho havia sido superior ao da Carteira Recomendada do blog, o que é incoerente, já que, apesar de seguir essa mesma carteira do Método GRIFO para meus investimentos, o blog não considera os custos com corretagem.

Uma das fontes de erros era ocasionado por um problema de atualização de dados passados em meu aplicativo de gráficos sempre que uma ação ficava ex-dividendos. A segunda fonte de erros foi uma "falha humana", pois na apuração dos resultados, por vezes eu peguei os dados do fechamento no horário regular do pregão e, por outras vezes, peguei os dados do fechamento após o After-Market.

O segundo erro, a falha humana, não altera os nossos resultados, exceto quando ele ocorre na apuração final dos resultados da Carteira Trimestral. Portanto, esses resultados serão corrigidos nas postagens do blog. Os resultados parciais (acompanhamentos semanais) não serão alterados. Daqui em diante irei desconsiderar o After-Market, trabalhando apenas com as cotações no pregão regular.

A primeira falha, do programa de gráficos, altera os resultados apurados, mas favoravelmente à rentabilidade da Carteira Recomendada pelo Método GRIFO, já que com a atualização, alguns valores da compra inicial das ações componentes serão revisadas para baixo (por isso meus ganhos haviam sido maiores). Para não termos problemas de dados divergentes, farei a correção das postagens com Resultados Finais do Trimestre e de cada postagem com o Resultado Mensal Acumulado.

Vou fazer essa correção gradualmente, já que vou ter que corrigir todas as cotações atualizadas àquela data. Isso porque se eu alterar somente o preço de compra, caso a data ex-dividendos tenha ocorrido depois da data do acompanhamento, os dados ficam falseados (positivamente), pois a correção deveria ser feita também reduzindo a cotação final.

Eu já consegui levantar os dados, então, os valores que serão postados a partir de hoje, nos novos acompanhamentos, já estarão corrigidos.

Bom, isso quer dizer que nossos resultados foram ainda mais fantásticos do que os apresentados aqui no blog. Para aqueles que ficaram curiosos para saber qual a ordem de grandeza do engano, foi de cerca de 1,7% no acumulado de Junho a Dezembro de 2012.

Desculpem-me os enganos.

Hoje, mais tarde, devo postar o Resultado Mensal Acumulado até o mês de Dezembro/12, já com os dados corrigidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...