Pages

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Carteira Recomendada – Trimestre Dez de 2012 e Jan/Fev de 2013


Chegou o momento da publicação da terceira Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO. As duas primeiras Carteiras Recomendadas conseguiram cumprir os objetivos de apresentarem resultados superiores ao Ibovespa, o que aumenta minha confiança no Método GRIFO. No período de 1º de Setembro a 30 de Novembro de 2012, conseguimos uma valorização de 2,54%, ficando 1,83 ponto percentual acima do índice de referência.

Com a Bolsa de Valores subindo e os resultados das empresas nem tanto, verificamos para este trimestre, novamente, um aumento na relação P/L (Preço/Lucro) médio da nossa Carteira Recomendada. Essa relação era de apenas 7,5 no trimestre Jun/Jul/Ago de 2012, subiu para 8,7 no último trimestre e o desta nova Carteira Recomendada, que irá vigorar de Dezembro de 2012 a Fevereiro de 2013, o P/L médio subiu novamente para 9,2. Ainda assim, este P/L médio ainda encontra-se bem inferior ao do Ibovespa, que também subiu e está hoje em aproximadamente 12,5.

O número de empresas que passou por todos os filtros do Método GRIFO aumentou neste trimestre, e no entanto, ainda não voltou a atingir o número ideal de vinte empresas. Neste trimestre a Carteira Recomendada será composta de dezenove ativos, com duas ações deixando de fazer parte da Carteira e com quatro novas entrantes, todas inéditas.

Da composição anterior, deixam a Carteira as ações do Banco Banestes (BEES3), que teve uma passagem curta e desastrosa no último trimestre, com desvalorização de 14%, e da CSN (CSNA3). O banco deixa a Carteira Recomendada basicamente por questões de liquidez, já a CSN enfrenta desde o final do ano passado uma grande piora de seus resultados com o desaquecimento da economia global e, sem um cenário apontando mudanças no curto prazo, faz a empresa deixar de ser interessante.

As quatro novas empresas que farão parte dos investimentos deste trimestre são a Kepler Weber (KEPL3), empresa de equipamentos para armazenagem de grãos, a Klabin (KLBN4), produtora de papéis, o Banco Pine (PINE4), banco de atacado, especializado no atendimento a grandes empresas, e a Companhia Providência (PRVI3), fabricante de nãotecidos.

Vejamos como ficou tabela com a composição da nova Carteira Trimestral (Dez.12/Jan.13/Fev.13) Recomendada pelo Método GRIFO:

image

A nova Carteira Recomendada pelo Método GRIFO ficou um pouco mais diversificada. Neste trimestre, ela é composta por representantes de oito setores (as duas Carteiras anteriores eram compostas por seis setores), além disso, os dois setores que mais concentram empresas: Construção e Engenharia e Financeiro, tiveram suas participações levemente diminuídas.

Ainda assim, o setor de Construção e Engenharia é o que tem a maior participação, com 36,8% da Carteira, seguido pelo setor Financeiro, que tem agora 26,3%. Esses dois setores mantiveram inalterado o número de empresas representantes na Carteira Recomendada, no entanto, como o número de empresas aumentou na Carteira, suas participações relativas foram diminuídas. O setor de Construção e Engenharia está composto exatamente das mesmas empresas, e no setor Financeiro, saiu o Banco Banestes (BEES3) para a entrada do Banco Pine (PINE4).

O setor de Materiais Diversos agora tem dois representantes (MAGG3 e PRVI3) e é o terceiro maior setor da Carteira, com 10,5% de participação. Outros cinco setores são representados por apenas uma empresa e tem 5,3%: Madeira e Papel (KLBN4), Máquinas e Equipamentos (KEPL3), Mineração (VALE5), Siderurgia e Metalurgia (agora só com a GGBR3) e Tecido, Vestuário e Calçados (com a GRND3, representante do subsetor de Calçados).

O gráfico com a divisão setorial ficou assim:

image

Embora tenha diminuído um pouco a concentração neste trimestre, ainda temos mais de 60% da Carteira Recomendada concentrada nos setores de Construção e Engenharia e Financeiro. Ou seja, novamente corremos o risco de descolar do Ibovespa (para cima ou para baixo). Mas é um risco calculado (pela análise fundamentalista, não por análise de risco) e esperamos descolar para cima mais uma vez. Veremos em Fevereiro do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...