Pages

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Resultados – 17/11/2012

 

Carteira do Trimestre Set/Out/Nov. de 2012 – Resultados de 01/09/12 a 17/11/12


Chegamos ao fim de mais uma semana encurtada, por causa do feriado de 15 de novembro e, como viajei, acabei atrasando um pouco a postagem do acompanhamento semanal.

Esta última semana foi outra semana de queda forte, com o Ibovespa caindo 3,4%. O resultado de nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO foi um pouco menos drástico, mas também foi muito ruim, com perdas de 2,9%. Com isso, a Carteira Trimestral finalmente “perde a virgindade” e termina uma semana com resultado acumulado negativo. Porém, aumentamos novamente a vantagem para o nosso índice de referência, para perto de 1,0 ponto percentual. Enquanto o Ibovespa perdeu 2,9% no período, nossa Carteira Recomendada acumula baixa inferior a 2,0%.

Nesta semana, a CSN (CSNA3) foi o maior destaque negativo, despencando 9,7%. Em seguida, vieram várias construtoras. A Cyrela Brazil Realty (CYRE3) teve a maior queda dentre elas, com 8,8% de perdas. Mas muitas outras não ficaram muito atrás. MRV Engenharia (MRVE3) caiu 7,4%, Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3) caiu 6,6%, Even (EVEN3) caiu 5,1%, Rossi Residencial (RSID3) caiu mais 4,3%, e por aí vai…

Com isso, a CSN (CSNA3) e a Cyrela (CYRE3), que tiveram as maiores perdas nessa semana de 11 a 17 de novembro, entraram em terreno negativo. A Gerdau (GGBR3), que caiu 3,8% na semana, também ingressou no time das empresas que perderam valor desde o início deste período (1º de setembro). Com isso, já são 10 empresas que estão apresentado perdas e a precisão da Carteira Recomendada atingiu sua pior marca: apenas 41%.

Poucas ações conseguiram resultados positivos nesta semana e, dentre elas, o banco Banrisul (BRSR6) foi o maior destaque, com alta de 3,9%. Em seguida, aparecem as ações da Grendene (GRND3), que tiveram alta de 3,3% na semana. Apesar do Banrisul ter divulgado seus resultados nesta última semana (dia 12 de novembro), é interessante observar que essas duas ações foram as mesmas duas com as maiores quedas na semana passada, o que deixa dúvida se essa alta é baseada nos resultados apresentados pelas empresas ou somente uma correção técnica das grandes perdas ocorridas na semana anterior. Outro banco, o ABC Brasil (ABCB4) também teve uma alta considerável na semana, de cerca de 3,0%.

Com os resultados dessa última semana, as três primeiras colocações entre as empresas com os maiores ganhos acumulados no período de 1º de setembro a 17 de novembro de 2012 ainda continuam com as mesmas três construtoras, embora elas tenham mudado de ordem. A Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3), com as grandes perdas dessa semana, caiu duas posições, deixando a liderança e caindo para o terceiro lugar, com ganhos que marcam 12,8%. Com isso, as construtoras Helbor (HBOR3) e Direcional Engenharia (DIRR3) subiram uma posição cada uma e são líder e vice-líder, com ganhos de 13,9% e 12,9%, respectivamente.

Na ponta de baixo da tabela, também destacam-se as construtoras. A Rossi Residencial continua isolada na lanterna, com perdas que já atingem 33,6%. Em seguida aparece a MRV Engenharia (MRVE3), com perdas acumuladas de 16,5%.

Nesta semana também foram divulgados os últimos balanços trimestrais das empresas componentes da Carteira Recomendada pelo Método GRIFO. E a reação do mercado frustrou um pouco nossa expectativa de uma recuperação da Carteira Trimestral após essa rodada de divulgação. Mas ainda estamos nos mantendo acima do índice de referência, o Ibovespa. Mesmo essa diferença sendo pequena e o resultado estando no negativo, enquanto nos mantivermos acima do Ibovespa, o objetivo do Método GRIFO está sendo atendido, que é desempenhar acima do índice referencial do Mercado de Ações.

Vamos ver como estava o quadro resumo ao fim da semana, completados dois meses e meio da Carteira Trimestral e, portanto, a apenas 15 dias de seu fim.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...