Pages

domingo, 11 de novembro de 2012

Resultados – 10/11/2012


Carteira do Trimestre Set/Out/Nov. de 2012 – Resultados de 01/09/12 a 10/11/12


Nesta última semana, o Mercado Financeiro voltou a tornar-se pessimista e o esperado embalo final na Carteira Recomendada ainda não veio. Tivemos novamente um desempenho inferior ao Ibovespa, nosso índice de referência, e com isso, a diferença dentre os resultados, desde 1º de setembro, de nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO e do índice Ibovespa caiu para pequenos 0,4 pontos percentuais. Enquanto o índice Ibovespa valorizou-se míseros 0,5% no período, nossa Carteira Recomendada também não chegou a 1%, apresentando valorização de 0,9% nesse mesmo período. Com isso, mais uma vez acentua-se o risco de entrarmos em território negativo.

Na semana, o Ibovespa caiu 1,8%, enquanto a Carteira GRIFO teve outra queda brusca, de 2,3%. Embora os movimentos da Carteira Recomendada nas últimas cinco semanas tenham sido mais extremos, o coeficiente de variação no período ainda se encontra em patamar inferior ao do Ibovespa.

Na próxima semana, 7 empresas da Carteira Recomendada (mais de 40% da carteira) divulgarão seus resultados, portanto, é esperada bastante volatilidade para a semana. Tudo pode acontecer.

A precisão da Carteira voltou a cair, e agora é de 59%, após os bancos do Brasil (BBAS3) e Banrisul (BRSR6) retomarem o vermelho, depois de uma breve semana no azul. Essas ações despencaram nesta semana: 8,5% de queda para o Banco do Brasil e 10,2% para o Banrisul. Quedas essas que só foram superadas pela das ações da Grendene (GRND3), que até então ocupavam a 1ª colocação entre as mais rentáveis da Carteira, mas que despencaram 12,4% na semana. A divulgação de possíveis mudanças na legislação do ICMS podem ter contribuído para essa perda.

Já as maiores altas da semana vieram de construtoras. A Direcional Engenharia (DIRR3) subiu 4,1% e a Helbor (HBOR3) subiu 2,1%. Com isso, e a grande queda da Grendene (GRND3), as três primeiras posições quanto a valorização desde o início da Carteira, em 1º de setembro, pertencem a construtoras. O Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3), que divulgou seus resultados na sexta-feira e subiu mais 0,8% nesta semana, volta a ocupar o 1º lugar, com alta de 20,8% no período. Em seguida, temos a Helbor (HBOR3), com alta acumulada de 16,2% e a Direcional Engenharia (DIRR3), com 13,8% de valorização.

Entretanto, isolado como o pior resultado da Carteira Recomendada neste período, encontra-se outra construtora. A Rossi Residencial (RSID3) caiu mais 0,9% nesta semana, e agora já acumula mais de 30% de perdas desde o início de setembro.

Vejamos como está o quadro resumo da Carteira GRIFO:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...