Pages

sábado, 3 de novembro de 2012

Resultado – 5 meses


Chegamos ao 5º mês de acompanhamento da Carteira Recomendada pelo Método GRIFO e, pela primeira vez, desde o início do acompanhamento do blog em junho deste ano, tivemos um fechamento de mês negativo.

O mês de outubro foi negro para o mercado de capitais. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo e que utilizamos como referência, despencou 3,56%. Com isso, ele acabou levando junto nossa carteira, embora o prejuízo para os papéis componentes da Carteira GRIFO tenha sido bastante inferior. A nossa Carteira Recomendada caiu 1,06% neste mês de outubro.

Com isso, o resultado acumulado dos últimos cinco meses caiu para 17,7%, o que ainda é um resultado excelente. Esse resultado, mensalizado, significa uma alta de mais de 3,3% ao mês! Comparando com o índice de referência Ibovespa, a diferença é de quase 13 pontos percentuais no acumulado. O Ibovespa subiu 4,7% nesse período de cinco meses, o que representa uma alta de pouco mais de 0,9% ao mês.

Esses resultados anualizados representam uma valorização de 47,9% para a Carteira GRIFO e cerca de 11,8% para o índice Bovespa. Continua grande a diferença da média mensal entre a Carteira Recomendada pelo Método GRIFO em relação ao índice da Bolsa de São Paulo. Na verdade, com a queda desse mês de outubro, essa diferença permaneceu quase a mesma, igual a 2,4 p.p. por mês.

Abaixo, podemos conferir como está o gráfico com o desempenho acumulado da Carteira GRIFO em relação ao índice Ibovespa.

image
Neste mês de outubro, o desempenho da Carteira GRIFO foi superior ao do Ibovespa em 2,5 p.p., e tem sido essa a média. Tanto a Carteira Recomendada quanto o Ibovespa tiveram seu pior mês desde junho/12.

Vejamos o desempenho mês a mês:

image
O mês de novembro será o último desta Carteira Recomendada Trimestral, e com ele fecharemos o 1º semestre de acompanhamento. Para compensar esse mês de outubro, vamos torcer para que o último mês do nosso trimestre seja o melhor, como foi no trimestre anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...