Pages

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Resultados – 27/10/2012

 

Carteira do Trimestre Set/Out/Nov de 2012 – Resultados de 01/09/12 a 27/10/12


Nesta última semana, o mercado acentuou bastante sua tendência de baixa iniciada na semana passada. O Ibovespa despencou 2,8%, na corrente de notícias ruins acerca da economia nos cenários interno e externo. O desempenho da Carteira Recomendada pelo Método GRIFO também foi terrível. A Carteira teve uma desvalorização de 3,0%, marcando o pior desempenho semanal desde o início do acompanhamento deste blog, em junho deste ano, e, pela primeira vez, ultrapassando os 3,0% de perdas.

Com isso, o Ibovespa voltou a aumentar a diferença para a Carteira GRIFO, mas os números ainda permanecem muito próximos, com diferença de apenas 0,3%. Enquanto o Ibovespa valorizou-se 0,4% no período iniciado em 1º de setembro, a Carteira Recomendada deste trimestre está muito próxima do seu valor original, praticamente não apresentando ganhos no período e correndo o risco de, pela primeira vez desde o início do blog (em junho de 2012), entrar no terreno negativo.

O maior destaque negativo da semana ficou por conta da MRV Engenharia (MRVE3), que despencou 12,4%! Esta grande queda começou com a divulgação da prévia operacional da empresa, mostrando que a companhia não atingirá a meta de vendas neste ano de 2012. Outra ação que teve resultado muito ruim nesta semana foi a do Banco Daycoval (DAYC4), cujos papéis caíram 7,2%.

Um alento neste mar de notícias ruins foi que os melhores números desta semana foram justamente das duas empresas que divulgaram seus balanços trimestrais: Grendene (GRND3) e Vale (VALE5). A Grendene mostrou resultados excelentes e com isso atingiu novo topo histórico em sua cotação. Sua valorização ao longo da semana atingiu 8,7%! Já a Vale, que vinha em queda, mostrou alguma recuperação após a divulgação de seus resultados trimestrais, apesar dos números terem sido ruins e até um pouco abaixo do esperado pelo mercado; com isso, suas ações encerraram a semana com valorização de 1,2%.

Nesta semana, quatorze das dezessete empresas da Carteira Recomendada apresentaram perdas. Com isso, outras quatro empresas entraram no campo negativo e agora já são nove empresas que estão apresentando perdas no período, com a precisão da Carteira caindo para inéditos 47%. Além dos papéis da MRV Engenharia (MRVE3) e do Banco Daycoval (DAYC4), que tiveram os piores resultados nesta semana, juntaram-se a este grupo os papéis da construtora Even (EVEN3), que perderam 4,7% na semana e os da Gerdau (GGBR3), que caíram 2,0%. As maiores perdas desde o início de setembro ainda continuam sendo das companhias Rossi Residencial (RSID3), com queda acumulada de 25,6% e, em seguida, do banco Banestes (BEES3), com perdas acumuladas de 18,3%.

Apesar da queda de 4,0% nesta semana, as ações da Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3) continuam sendo aquelas com o melhor desempenho acumulado desde o início de setembro, apresentando alta de 20,8%. Com a grande alta desta semana, a Grendene (GRND3) assumiu a vice-liderança do grupo de ações recomendadas, acumulando alta de 17,9% no período.

Vejamos como está o nosso quadro resumo:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...