Pages

domingo, 30 de setembro de 2012

Resultado – 4 meses


Chegamos ao final do quarto mês de acompanhamento das Carteiras Trimestrais Recomendadas pelo Método GRIFO, e esse será o primeiro acompanhamento mensal do acumulado desde o início do blog considerando a sobreposição de Carteiras Recomendadas de trimestres diferentes.

Até o momento, os resultados estão sendo excelentes, até mesmo superando a nossa expectativa do início do blog. Ainda não tivemos nenhum mês negativo e o pior deles, que foi justamente este último mês (setembro/12), teve um resultado positivo de 2,32%. Ao longo desses quatro meses, as Carteiras Trimestrais acumularam quase 19% de alta, marcando uma média incrível de 4,4% ao mês, o que, extrapolando, daria 68,3% ao ano.

O momento do mercado de ações também tem favorecido bastante. Nesse período de quatro meses, o Ibovespa apresentou alta de 8,60%, o que dá uma média de 2,1% ao mês (e, extrapolando, 28,1% ao ano). Mesmo assim, é notável o destacamento das Carteiras Recomendadas, que superaram o índice de referência em 10,4 pontos percentuais nesses quatro meses, e em quase 2,4 p.p. na média mensal.

Vejam abaixo a evolução do resultado acumulado das Carteiras Trimestrais Recomendadas pelo Método GRIFO em relação à evolução do índice de referência do mercado de ações brasileiro, o Ibovespa.

image

Neste último mês, o desempenho do Ibovespa foi superior ao da Carteira Recomendada em 1,39 p.p. e, curiosamente, este mês de setembro de 2012 marcou o melhor resultado do Ibovespa no período considerado e o pior resultado das Carteiras Recomendadas. Pelo gráfico abaixo, que traz o desempenho das Carteiras Recomendadas e do índice Ibovespa mês a mês, podemos verificar que não há uma correlação muito clara entre os resultados apresentados pelos dois.

image

Essa será a forma que acompanharemos aqui no blog os resultados acumulados, verificando o desempenho do Método GRIFO no longo prazo, simulando o que seria a modalidade “Buy and Hold” (que lembrando, não é “Buy and Forget”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...