Pages

sábado, 14 de julho de 2012

A História do GRIFO – Parte 3/3

 O Voo do GRIFO


Focando no meu objetivo de desenvolver um método que não me tomasse muito tempo, tomei por base os estudos de Fisher, O’Shaughnessy e Zweig, que afirmam, ao contrário de Buffett e Lynch, que não é necessário um conhecimento muito profundo da empresa ou do setor em que você pretende investir, sendo suficiente um estudo de seus dados contábeis e preços de negociação (estudos dos múltiplos).
 
Dessa forma, usando basicamente análise de múltiplos para sua seleção, o GRIFO evoluiu para um método rastreador de boas oportunidades em valor no mercado de ações, mais voltado agora para um investimento de longo prazo. O GRIFO utiliza vários filtros baseado nesses múltiplos, o que reduz a lista de ações candidatas para investimento das 815 empresas listadas na Bovespa para cerca de trinta papéis. Depois disso, utiliza critérios que pontuam ou penalizam cada empresa, seguindo-se ao ordenamento dessas candidatas, formando uma espécie de ranking.
 
O Método GRIFO ainda conta com um sistema de operação com opções que confere uma pequena alavancagem aos investimentos. Mas esse sistema é hoje muito menos arriscado e exige muito pouco acompanhamento. Também reserva um contingente menor para indicações mais arriscadas, com alguns múltiplos relaxados. Porém, neste blog, vamos tratar apenas da parte fundamentalista principal do GRIFO, onde concentro cerca de dois terços dos meus investimentos.
 
O GRIFO passou a funcionar nesse modelo no último trimestre de 2011 e, portanto, está somente há dez meses em testes.
 
Nesse período, porém, comportou-se bem passando por ondas tanto baixistas quanto altistas (embora tenham sido ondas de menor intensidade). Seus resultados não chegam a ser extraordinários, mas compensam a menor necessidade de acompanhamento. Para ilustrar, aplicações no índice Ibovespa de igual monta às realizadas teriam, nesse período, um prejuízo de quase 6%, enquanto o GRIFO apresentou resultado positivo superior a 2%. Isso é equivalente a um rendimento de apenas 0,2% ao mês, mas ainda assim é 0,8% ao mês superior ao índice de referência. Minha consideração é de que, apesar de ainda estar voando rasante, o GRIFO decolou. 
 
Com o blog, tenciono retratar minhas recomendações e operações a fim de dividir experiências, receber comentários e aprimorar gradualmente o método. Para isso, divulgo aqui, trimestralmente, uma carteira saída do GRIFO, na qual faço um acompanhamento de seus resultados e espero conseguir fazer alguns comentários sobre as empresas recomendadas. Além disso, divulgarei as minhas operações reais e os resultados de minha carteira de investimento, que difere daquela recomendada, já que não faço a troca dos ativos trimestralmente e por não ter capital suficiente para comprar tantos lotes. Além disso, em minha carteira também constam os ativos com os critérios “relaxados” citados acima.
 
Espero que os resultados sejam consistentes, que o GRIFO evolua e que as informações aqui publicadas também possam ajudar na gestão dos recursos dos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...